O lúdico no ensino de fotossíntese : jogo de baralho para a educação básica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Autor(es): dc.creatorLana, Márcia Priscilla Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:22:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:22:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12224-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.30691/relus.v3i1.1733-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012210-
Descrição: dc.descriptionAtividades veem sendo elaboradas para auxiliar no ensino de conhecimentos e conceitos científicos com a associação de aulas expositivas, leitura de imagens e de textos de gêneros variados. Este artigo apresenta mais uma alternativa com a utilização de um jogo didático que pode ser adaptado a diferentes níveis de dificuldades (I, II e III) podendo ser aplicados na Educação Básica com a finalidade de proporcionar a professores uma ferramenta didática para o ensino de fotossíntese. O jogo é composto de um baralho colorido que contém os reagentes e produtos da reação de fotossíntese, presentes nas cartas amarelas, e também cartas de ação, vermelhas e verdes, que dão movimento à partida, Além de ser um instrumento para abordar o ensino de fotossíntese, o jogo abre possibilidades para o aprendizado de relações ecológicas como a competição, uma vez que há dentre as cartas de ação a possibilidade de retirar reagentes e produtos do oponente.-
Descrição: dc.descriptionActivities are seen being elaborated to assist in the teaching of scientific concepts with the association of lectures, reading of images and texts of varied genres. This article presents another alternative with the use of a didactic game that can be adapted to different levels of difficulties (I, II and III) and can be applied in Basic Education in order to provide teachers with a didactic tool for the teaching of photosynthesis. The game consists of a colored deck containing the reagents and photosynthesis reaction products present in the yellow cards, as well as red and green action cards that give movement at the start. Besides being an instrument to approach the teaching of photosynthesis, the game opens up possibilities for the learning of ecological relations such as competition, since there are among the action cards the possibility of withdrawing reagents and products from the opponent.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Eletrônica Ludus Scientiae permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1827>. Acesso em: 21 maio 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectJogos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school-
Título: dc.titleO lúdico no ensino de fotossíntese : jogo de baralho para a educação básica.-
Título: dc.titleThe playful in the photosynthesis education : player board for the basic education.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.