Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Úrsula Ruchkys de | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Paulo de Tarso Amorim | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Sónia Maria Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Alvarenga, Luciano José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13545 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18814/epiiugs/2020/020060 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012185 | - |
Descrição: dc.description | Geoethics is an emerging concept particularly suited to planning and managing the use of geo-resources (including water and soil). The main objective of this paper is to explore geoethics to contextualize the problems associated with mining activities in ferruginous geosystems, using as examples the ruptures of the Fundão and the Córrego do Feijão dams, both located in the Quadrilátero Ferrífero (QF), in the state of Minas Gerais - Brazil. Mining industry in the region has been developing for centuries being a guiding thread of the identity and memory of the local communities. By claiming to bring economic returns to the area, mining has been transforming the environmental balance and the physiognomy of landscapes. By examining the context of the rupture of two dam breaks (human and environmental losses), our work challenges the prevailing view that mining, as practiced in the QF, only brings development and aggregates value to the population. Instead, our work highlights that the performance of mining sector as a whole, and the mining companies in particular, requires a more responsible and ethical action towards society. We therefore call for the need to include geoethical approaches in mainstream landscape management strategies in ferruginous geosystems in Brazil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License (http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0) which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: Episodes <http://www.episodes.org/journal/view.html?doi=10.18814/epiiugs/2020/020060>. Acesso em: 27 mar. 2021. | - |
Título: dc.title | Applying geoethics to the context of mining ferruginous geosystems : case studies from the tailing dam breaks in Fundão and Córrego do Feijão, Minas Gerais - Brazil. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: