
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ceribeli, Maria Cláudia Bachion | - |
| Autor(es): dc.creator | Ceribeli, Harrison Bachion | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14955 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/6642/4662 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.19159-172 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012086 | - |
| Descrição: dc.description | A educação no Brasil tem apresentado, de maneira repetitiva, uma série de problemas, como elevado índice de evasão escolar, indisciplina e reclamações, tanto dos alunos, quanto dos professores, em relação ao ambiente escolar e às aulas. Nesse cenário, este estudo teve como objetivo discutir os desafios que os docentes enfrentarão no terceiro milênio para minimizar tais problemas. Os principais pontos abordados foram a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar e a postura dos professores; o papel dos docentes no processo de aprendizado; e a necessidade de adaptação dos profissionais de educação em relação ao aprendizado colaborativo. | - |
| Descrição: dc.description | Education in Brazil has repeatedly exposed a series of issues, such as high school evasion rates, lack of discipline and complaints, both from students and teachers, about the school environment and the classes. In this setting, this study was aimed at discussing the challenges that teachers will face in the third millennium to mitigate such problems. The major points approached were the incorporation of new information and communication technologies in the school atmosphere and the attitude of teachers; the teachers' role in the learning process; and the necessity of adapting education professionals to collaborative learning. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
| Título: dc.title | Tecnologias de informação e comunicação - discursos dialógicos e colaborativos para a realidade educacional do terceiro milênio. | - |
| Título: dc.title | Information and communication technologies - dialogical and collaborative discourses for the third millennium educational situation. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: