Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kangussu, Imaculada Maria Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Kangussu, Imaculada Maria Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Chaves, Ernani | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves Júnior, Douglas Garcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Rangel, Marcelo de Mello | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Rodrigo Rocha Rezende de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14173 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011986 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Nesta dissertação procuramos expor a intermediação dialética entre a escrita alegórica adotada por Walter Benjamin no contexto das teses Sobre o conceito de História (1940) e o posicionamento crítico e político do autor. Por outras palavras, viemos observar, assim, o que há de afinidade entre a apresentação estética do texto e o seu conteúdo engajado. Neste sentido, ressaltamos que, mesmo repletas de alegorias e imagens, as “Teses” não são uma simples e gratuita incursão estetizada de Benjamin no universo filosófico das questões sobre a construção da narrativa histórica. Para tanto estabelecemos dois eixos fundamentais (dois primeiros capítulos) que articulam essa contextualização em vista da abordagem específica. Em primeiro lugar, levantamos uma investigação sobre o conceito e a operação alegórica, considerada técnica e expressivamente, imprimida na atividade de escrita benjaminiana. Em segundo lugar, buscamos retomar as noções de redenção e melancolia no interior da obra de Benjamin também a partir de sua teoria da linguagem. E, finalmente, acessamos o espólio das “Teses” para recolher neste documento as repercussões dos preceitos elencados durante o percurso descrito. | - |
Descrição: dc.description | In this text we seek to expose the dialectical intermediation between allegorical writing adopted by Benjamin in the context of Theses on the Philosophy of History (1940) and critical and political position of the author. In other words, we´re there to observe what there of affinity between the presentation of the text and this engaged content. In this sense, we emphasize that, even if they are full of allegories and images, the “Theses” are not a simple and unpretentious aestheticized incursion of Benjamin in the philosophical universe of questions on the construction of historical narratives. Therefore, we have established two fundamental axes (the first two chapters) articulating this panorama in orders to the specifical approach. Firstly, we do a background check on the concept of allegory, considered technically and expressively, and how it was used in Benjamin`s writing. Secondly, we seek to resume the notions of redemption and melancholy of the heart of Benjaminian language theory. Finally, we access the boot of the “Theses” to take from this booty the repercussions of the precepts listed along the path we have taken. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/11/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Walter Benjamin | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alegoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política | - |
Título: dc.title | Alegoria & Redenção : das esferas política e estética nas teses sobre o conceito de história de W. Benjamin. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: