Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sól, Vanderlice dos Santos Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Sól, Vanderlice dos Santos Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Pimenta, Viviane Raposo | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Fernanda Peçanha | - |
Autor(es): dc.creator | Couto, Lara Kelly Anjos e Dores | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18407 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011981 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A presente investigação está inserida na área da Linguística Aplicada (LA) e vem fazer coro aos estudos que alinham ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI) e o processo de aprendizagem da docência. A pesquisa buscou mapear as (des)construções de representações e identidades de licenciandos/as em LI, alunos/as das disciplinas de Estágio Supervisionado e participantes do projeto de extensão “Diálogos com a Escola”, sobre o ensino e aprendizagem de LI e a formação docente, inseridos no contexto da Universidade pública da Região dos Inconfidentes, no Estado de Minas Gerais. A pesquisa também buscou analisar em que medida projetos de extensão (PE) e oferta de disciplinas de Estágio Supervisionado (ES) mitigam – ou não – as barreiras que há entre a universidade e a escola. Assim sendo, o estudo se configura como qualitativo e de modalidade de pesquisa de base etnográfica (Brasileiro, 2016). O corpus foi gerado a partir de questionários semiestruturados, narrativas escritas e notas de campo de observação de aulas presenciais e online das disciplinas de Estágio Supervisionado e do PE Diálogos com a Escola. Os dizeres dos participantes da pesquisa, foram analisados à luz da Análise do Discurso de linha franco brasileira (Pechêux, 1975; Orlandi, 2003; 2012; 2015), da Linguística Aplicada e de noções advindas da psicanálise freudo-lacaniana (Sól, 2015). Os resultados apontam que, diante de práticas da formação docente, os licenciandos/as se (des)constroem identitariamente sob efeito de sentimentos de altas e baixas perspectivas em relação à docência em LI, com momentos de euforia, quando se veem enquanto professores de uma sala de aula “real”, e angústia, quando se veem responsáveis por tanto e ao mesmo tempo sem tantos recursos, apoio e tempo (Pêcheux, 2002; Grigoletto, 2003). À conclusão, pode-se inferir que, com relação à representação dos professores, estes se veem a partir do olhar do outro, - sejam esses outros os seus professores da infância, os professores regentes das escolas onde estão realizando os estágios, ou ainda os alunos, funcionários, toda a comunidade escolar- , o que leva-os a capturar discursos e/ou ações sobre o professor de LI que acabam sendo repetidas e incorporadas às suas próprias (des)construções identitárias e suas representações. | - |
Descrição: dc.description | This research is inserted around Applied Linguistics (LA) and comes to choir the studies that align teaching-learning of English Language (LI) and the learning process of teaching. The research sought to map the (dis)constructions of representations and identities of undergraduates/as in LI, students/as of the disciplines of Supervised Internship and participants of an extension project “Dialogues with the School”, on the teaching and learning of LI and teacher training, in the context of the Public University of the Inconfidentes Region, in the State of Minas Gerais. The research also sought to analyze to what extent extension projects (PE) and offer of Supervised Internship (ES) disciplines mitigate - or not- the barriers between the university and the school. Thus, the study is configured as qualitative and ethnographic research modality (Brasileiro, 2016). The corpus was generated from semi-structured questionnaires, written narratives, and field notes from the observation of classroom and online classes of the disciplines of Supervised Internship and PE Dialogues with the School. The words of the participants of the research were analyzed in the light of the Brazilian Franco Discourse Analysis (Pechêux, 1975; Orlandi, 2003; 2012; 2015), Applied Linguistics and notions from freudian-lacanian psychoanalysis (Sól, 2015). The results show that, before the practices of teacher training, the undergraduates/ the if (dis) build identically under the effect of feelings of high and low perspectives in relation to the internship, with moments of euphoria, when they see themselves as teachers of a classroom "real", and anguish, when they see themselves responsible for both and at the same time without so many resources, support and time (Pêcheux, 2002; Grigoletto, 2003). In conclusion, it can be inferred that, with regard to the representation of teachers, these are seen from the perspective of the other, – whether these are their childhood teachers, the regent teachers of the schools where they are performing the internships, or students, employees, the entire school community –, which leads them to capture discourses and/or actions about the LI teacher that end up being repeated and incorporated into their own (dis)identity constructions and their representations. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/06/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
Título: dc.title | Representações de licenciandos/as sobre a docência em Língua Inglesa : parceria universidade-escola na formação Inicial, no estágio supervisionado e extensão universitária. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: