
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lages, Rita Cristina Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Sant'Ana, Rivânia Maria Trotta | - |
| Autor(es): dc.creator | Cruz, Valéria Salgado dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19637 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.56083/RCV4N7-127 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011973 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar resultados de uma intervenção pedagógica realizada em uma escola pública municipal, instituição que possui um Projeto Político Pedagógico pertinente à sua realidade, por meio do qual se criam condições para os docentes efetivarem um trabalho democrático. Entretanto, enfrenta dificuldades para alcançar as metas propostas, por apresentar uma grande rotatividade de profissionais durante um mesmo ano letivo. Nesse sentido, traz-se aqui a discussão de que o Projeto Político Pedagógico necessita da permanência do grupo idealizador, para o alcance e a efetivação das metas nele descritas. Em uma abordagem de cunho qualitativo, por meio da pesquisa-ação, realizou-se a coleta de dados, com registros da intervenção, que se desdobrou em reuniões, entrevistas questionamentos e narrativas, de modo que os professores participantes pudessem avaliar suas próprias ações. | - |
| Descrição: dc.description | It is recommended that the abstract of the forthcoming publication contain a minimum of 150 and a maximum of 280 words. The abstract should present a cohesive and concise description of the content of the work, following relational coherence among the essential elements of the research. It begins by highlighting the justification or problem that motivated the investigation, followed by the objectives to be achieved. Then, the methodology used to reach these objectives is detailed. Subsequently, the obtained results are presented, followed by the conclusion that can be drawn from these results. The abstract's structure reflects the logical progression of the research, providing a comprehensive and understandable overview of the work. It is important to note that the adequate articulation among the elements of the abstract contributes to the clarity and coherence of the document, facilitating the reader's understanding of the relevance and results of the conducted research. These guidelines are based on the recommendations proposed by Peres (2006). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto político pedagógico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Participação coletiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corpo docente | - |
| Título: dc.title | Projeto político pedagógico : a permanência do corpo docente como indicador de êxito. | - |
| Título: dc.title | Pedagogical political project : the permanence of the teaching staff as an indicator of success. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: