O ensino de matemática no horizonte da educação integral : reflexões sobre os planos de estudo tutorados de Minas Gerais.

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Autor(es): dc.creatorDias, Ana Flavia Siqueira Pinto-
Autor(es): dc.creatorDeodato, André Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20671-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19154-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011958-
Descrição: dc.descriptionDurante o período da pandemia, o governo de Minas Gerais utilizou os Planos de Estudos Tutorados (PET) para continuidade das aulas nas escolas. Assim, a fim de compreender esse período, o objetivo deste artigo é investigar concepções sobre o Ensino de Matemática na perspectiva da Educação Integral e(m) tempo integral no PET. Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa, na qual nos valemos de duas técnicas principais: análise documental e entrevista semiestruturada. Os procedimentos metodológicos foram: análise de 16 PET destinados às escolas de tempo regular e três às de tempo integral; entrevista com dois professores de Matemática. Acrescenta-se que o estudo se ancorou em autores(as) do Ensino de Matemática e da Educação Integral. Como resultados, notamos que os PET evidenciam características da tendência tecnicista e da tendência formalista clássica, predominando uma visão de Ensino de Matemática focada em aquisição de habilidades. Nota-se ainda um foco no desenvolvimento individual favorecedor da reprodução de desigualdades. Ademais, o documento não só apresenta falta de padrão sobre a quantidade - e ausência de fundamentação para justificar o desenvolvimento das habilidades recomendadas - como também não específica as diferenças pretendidas na abordagem de Matemática em escolas de tempo integral e nas de tempo regular.-
Descrição: dc.descriptionDuring the pandemic period, the government of Minas Gerais used Tutored Study Plans (TSP) to continue classes in schools. Thus, in order to understand this period, the objective of this article is to investigate conceptions aboutMathematics Teaching from the perspective of Comprehensive and fulltime Education in TSP. To this end, a qualitative investigation was carried out, in which we used two main techniques: document analysis and semi-structured interviews. The methodological procedures were: analysis of 16 TSP scans destined for regular schools and three for full-time schools; interview with two Mathematics teachers. It should be added that the study was based on authors from Mathematics Teaching and Integral Education. As a result, we note that TSP shows characteristics of the technicalist tendency and the classical formalist tendency, with a predominance of a vision of Mathematics Teaching focused on the acquisition of skills. There is also a focus on individual development that favors the reproduction of inequalities. Furthermore, the document not only presents a lack of standard regarding quantity - and lack of justification to justify the development of recommended skills - but also does not specify the intended differences in the approach to Mathematics in full-time and regular-time schools.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7333>. Acesso em: 20 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPlano de estudo tutorado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectTempo integral-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia de Covid-19-
Título: dc.titleO ensino de matemática no horizonte da educação integral : reflexões sobre os planos de estudo tutorados de Minas Gerais.-
Título: dc.titleThe teaching of mathematics in the horizon of integral education : reflections on tutored study plans in Minas Gerais.-
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