Fenômenos astronômicos : uma proposta de ensino.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLima, Filipe Paixão de-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Michele Hidemi Ueno-
Autor(es): dc.creatorPassos, Marinez Meneghello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16091-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011951-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo discutimos o processo de elaboração de um livro pedagógico com conteúdos contemporâneos em Astronomia. Nosso objetivo com esta elaboração foi o de sistematizar um caminho que possa servir de inspiração para outras elaborações similares ou próximas. Esse livro poderá ser utilizado como recurso pedagógico para professores de Ciências do Ensino Fundamental. Alguns tópicos específicos foram eleitos para a estruturação do livro, dentre eles destacamos: fenômenos observados na Terra e que ocorrem no Universo; uso de unidades de medidas astronômicas como Ano-luz e Unidade Astronômica (UA); convenções relacionadas às noções de para cima e para baixo. O livro é então organizado em quatro capítulos: Sistema Solar, em que caracterizamos cada um dos corpos nele encontrados; Eclipse, que orienta a exploração do fenômeno para além do que se tem no nosso planeta; Estações do ano, considerando também o clima dos demais planetas do Sistema Solar; Tempestades, passando novamente pelo clima, mas relacionando as tempestades da Terra com a de outros planetas; e finalizando com o efeito estufa e o aquecimento global. Esse livro foi elaborado considerando-se dados coletados a partir das dúvidas sobre Astronomia de licenciandos de cursos de Ciências Biológicas, Física e Química. Nesse livro elaboramos e aplicamos também ‘módulos de ensino’ que abordam as carências do conteúdo apontadas pelos licenciandos.-
Descrição: dc.descriptionIn this article we address the process of preparing a pedagogical book with contemporary content in Astronomy. Our objective with this elaboration was to systematize a path that can serve as inspiration for other similar or close elaborations. This book can be used as a pedagogical resource for teachers of Science in Elementary Education. Some specific topics were chosen to structure this book, among which we highlight: phenomena observed on Earth and occurring in the Universe; use of units of astronomical measurements such as Light Year and Astronomical Unit (AU); conventions related to the notions of up and down. The book is organized in four chapters: Solar System, in which we characterize each of the bodies found in it; Eclipse, which guides the exploration of the phenomenon beyond what we have on our planet; Seasons, also considering the climate of the other planets in the Solar System; Storms, passing through the climate again, but relating Earth's storms to those of other planets and ending with the greenhouse effect and global warming. This book was prepared considering data collected from the doubts about astronomy of graduates of Biological Sciences, Physics and Chemistry courses. In this book we also elaborated and applied ‘teaching modules’ addressing the shortcomings in the content pointed out by these students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de astronomia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectTerra-
Palavras-chave: dc.subjectSistema solar-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso pedagógico-
Título: dc.titleFenômenos astronômicos : uma proposta de ensino.-
Título: dc.titleAstronomical phenomena : a teaching proposal.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.