Acolhimento institucional : experiências sociais de educadores e adolescentes.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilveira, Alcione Januária Teixeira da-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Marlice de Oliveira e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19565-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://10.0.185.96/argumentum.v16i2.42526-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011943-
Descrição: dc.descriptionEste artigo analisa vivências de adolescentes e educadores em uma instituição de acolhimento, tendo como referência a noção de experiência social de François Dubet. A pesquisa foi desenvolvida com aplicação de entrevistas semiestruturadas a adolescentes e educadores, pesquisa documental, além de questionário respondido pela psicóloga da unidade de acolhimento. Os resultados mostram sujeitos dando sentido às experiências vividas e à capacidade de dominar suas próprias vidas, sujeitos da experiência que se constituem por meio das referências culturais, na e pela atividade sobre si mesmo. A institucionalização dos adolescentes, a despeito da sua tarefa de proteção dos direitos das crianças e adolescentes contribui para reproduzir e/ou potencializar as desigualdades sociais vivenciadas e faz com que os adolescentes desapareçam (em parte) e sejam atravessados por múltiplos processos de exclusão social.-
Descrição: dc.descriptionThis article analyses the experiences of adolescents and educators in a shelter institution using François Dubet’s notion of social experience as its reference. The research was conducted using semi-structured interviews with adolescents and educators, documentary research, and a questionnaire answered by the shelter unit’s psychologist. The results show subjects giving meaning to their lived experiences and the ability to master their own lives. They are subjects of experiences constituted through cultural references, in and through activities regarding themselves. The institutionalisation of adolescents, despite is goal being to protect the rights of children and adolescents, contributes to reproducing and/or enhancing the social inequalities experienced and causes adolescents to disappear (in part) and to be affected by multiple processes of social exclusion.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material para qualquer fim, mesmo que comercial. O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEducadores-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência social-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes institucionalizados-
Título: dc.titleAcolhimento institucional : experiências sociais de educadores e adolescentes.-
Título: dc.titleInstitutional shelter : the social experiences of educators and adolescents.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.