O letramento crítico nas aulas de língua inglesa : a formação cidadã em foco.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFonseca, Lucilene Paula Carvalho Dias-
Autor(es): dc.creatorSól, Vanderlice dos Santos Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16196-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.4013/cld.2021.194.07-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011927-
Descrição: dc.descriptioninvestigar as representações sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa (LI) a partir de uma perspectiva crítica, com foco em seus efeitos na constituição identitária dos aprendizes. A trajetória teórico-meto- dológica percorrida foi de- lineada, principalmente, a partir das perspectivas discursiva franco-brasilei- ra (Orlandi, 2009), psica- nalítica (Revuz, 1998), da Linguística Aplicada (Jordão e Fogaça, 2007; Co- racini, 2003a; 2003b; 2003c; Tavares, 2009; Sól, 2014; 2016; 2020) e da Se- miótica Social (Kress e Van Leeuween, 2006 [1996]). Este trabalho, que é de base qualitativa, envolveu dez parti- cipantes estudantes do Ensino Médio de uma escola que pertence à Rede Federal da Educação Básica Técnica e Tecnológica de uma cidade mineira da região dos Inconfidentes. O corpus foi formado por meio de nar- rativas escritas e visuais. Os resultados evidenciam a relevância da aprendiza- gem da LI a partir da ótica da formação cidadã, haja vista que as práticas pedagógicas de- senvolvidas nas aulas desencadearam nos aprendizes novos olhares e novos modos de nomear e pensar as práticas sociais vivenciadas por eles, fazendo-os repensar sobre si e sobre o mundo.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to investigate the representations about the teach- ing and learning of English Language from a critical perspective, focusing on its effects on learner’s identity constitution. The theoret- ical-methodological path was delineated mainly from the Franco-Brazil- ian discursive perspective (Orlandi, 2009), psychoan- alytic (Revuz, 1998), Applied Linguis- tics (Jordão; Fogaça, 2007; Coracini, 2003a; 2003b; 2003c; Tavares, 2009; Sól, 2014; 2016; 2020) and Social Se- miotics (Kress e van Leeuween, 2006 [1996]). This work, which is qualitative, involved ten high school students from a polytechnical school located in the Inconfidentes Region in the State of Minas Gerais. The corpus was formed through written and visu- al narratives. The results showed the relevance of English Language learn- ing from the perspective of citizenship education, given that the pedagogi- cal practices developed in the classes triggered new perspectives and new ways of naming and thinking about the social practices experienced by themselves, making them rethink about themselves and the world.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem de língua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Título: dc.titleO letramento crítico nas aulas de língua inglesa : a formação cidadã em foco.-
Título: dc.titleCritical literacy in the English language classes : citizenship education in focus.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.