
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Mateus Henrique de Faria | - |
| Autor(es): dc.creator | Franco Neto, Mauro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7518 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22456/1983-201X.30092 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011925 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho é o início de uma longa pesquisa sobre todas as edições da Revista Brasileira durante o século XIX (1857/1861; 1879/1881; 1895/1899). A proposta aqui é apresentar o estudo realizado sobre a história editorial da primeira fase, com ênfase nas apropriações e consequentes figurações do “outro” no momento da constituição da nação. A Revista Brasileira, em sua primeira fase, empregou um significativo programa editorial voltado para a edificação de projetos de modernização do Brasil no século XIX, como o desenvolvimento da imprensa, de um projeto liberal para a economia, de uma literatura que embora buscasse sua particularidade, não se privou de apropriar dimensões do “outro” e também de uma ciência em compasso com o progresso europeu. A chave de leitura para a proposta do periódico parece ser a compreensão do “outro” como baliza para se pensar o nacional e mensurar a posição do termômetro do progresso no país. De tal forma, o desafio colocado é relativo ao estudo das trocas e de uma “cultura da recepção”, importante para a complexificação das estratégias adotadas por aqueles agentes históricos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Anos 90 estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Anos 90 <https://seer.ufrgs.br/anos90/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 01 nov. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História cruzada | - |
| Título: dc.title | Revista Brasileira (1857-1861) : apropriações do “outro” como termômetro da ilustração. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: