Teoria ator-rede, literatura e educação em ciências : uma proposta de materialização da rede sociotécnica em sala de aula.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Autor(es): dc.creatorLisboa, Débora do Prado-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Denise do Prado Lisboa-
Autor(es): dc.creatorCoutinho, Francisco Ângelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6738-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172016180101-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011891-
Descrição: dc.descriptionO artigo apresenta a teoria ator-rede como uma abordagem que permite entender a complexidade da rede de produção sociomaterial do conhecimento científico. Como exemplo de estudo, toma a tarefa de analisar o conto “O alienista”, de Machado de Assis. Metodologicamente, o artigo procura identificar os personagens e as entidades, descrevendo as suas ações e as suas associações. Com a construção desse relato, pretende-se, ainda, apresentar como Machado de Assis torna evidente de que maneira o conhecimento científico é utilizado como um instrumento de poder e de dominação. Espera-se que a análise aqui realizada possibilite a construção de estratégias de ensino que utilizem o conto machadiano como mediador do entendimento dos processos de produção da ciência.-
Descrição: dc.descriptionThe paper presents the actor-network theory with an approach that allows us to understand the complexity of scientific knowledge’s socio-material production network. As an example, we analyze Machado de Assis’ short story “O alienista”. Methodologically, the paper searches to identify the characters and the entities by describing their actions and associations. With the report’s production, we also intend to explore how Machado de Assis reveals the way in which scientific knowledge is used as a power and domination tool. We hope our analysis make the construction of teaching strategies that use Machado de Assis’ short stories possible, as a way of understanding the processes of producing science.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsTodo o conteúdo do periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1983-2117>. Acesso em: 27 ago. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectEducação científica-
Palavras-chave: dc.subjectActor network theory-
Palavras-chave: dc.subjectScientific education-
Título: dc.titleTeoria ator-rede, literatura e educação em ciências : uma proposta de materialização da rede sociotécnica em sala de aula.-
Título: dc.titleActor-network theory, literature and education in science : a socieotechnical network materialization proposition for the classroom.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.