Aprendizagem da docência e TDAH : análise de uma prática formativa envolvendo licenciandos(as) em Matemática de um instituto federal mineiro.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSá, Daiana Luiza de-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Ana Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19479-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18441-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011873-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo, analisa-se uma prática formativa desenvolvida com um grupo de licenciandos(as) em Matemática de um Instituto Federal mineiro. Essa prática formativa é parte de um projeto de ensino e aconteceu no quinto encontro desse grupo. Nela, teve-se a oportunidade de conversar com uma profissional especialista em TDAH, que, além de compartilhar seus conhecimentos e práticas, apontou possibilidades para o trabalho docente e discutiu propostas pensadas pelo grupo. Os dados foram produzidos a partir da observação do encontro, registrada no diário de campo da pesquisadora, e de gravações em áudio e vídeo. Parte-se da ideia de que a aprendizagem da docência em Matemática se dá pelo engajamento em práticas próprias da profissão, a partir das quais os saberes profissionais se aprimoram gradativamente. Pensar nesta aprendizagem em uma perspectiva inclusiva amplia as demandas e a necessidade de desenvolver tanto uma atitude positiva em relação à diversidade quanto saberes específicos que favoreçam a aprendizagem matemática em contextos variados. Os resultados sugerem que os(as) licenciandos(as) participaram da prática como futuros(as) profissionais, engajados nas tarefas próprias da docência, adotando uma postura proativa e sensível em relação aos(às) estudantes com TDAH, mas pensando na sala de aula como espaço para todos e todas.-
Descrição: dc.descriptionLearning to teach Mathematics takes place through engagement in the profession's practices, from which one can gradually improve professional knowledge. Thinking about this learning from an inclusive perspective increases the demands and the need to develop a positive attitude towards diversity and specific knowledge that favors mathematical practices in different contexts. In this article, we analyze a formative practice developed with a group of Mathematics graduates from a federal institute in Minas Gerais. This formative practice is part of a teaching project. It took place in the fifth meeting of the project. In it, the group had the opportunity to talk to a professional specialist in ADHD, who, in addition to sharing her knowledge and practices, also pointed out possibilities for the teaching work and discussed proposals thought by the group. We produced data from the meeting observation recorded in the researcher's field diary. We also used audio and video recordings. The results suggest that the undergraduates participated in the practice as professionals, engaged in teaching tasks, adopting a proactive and sensitive attitude towards students with ADHD, but thinking of the classroom as a space for everyone.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7333>. Acesso em: 20 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem da docência-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTDAH-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas formativas-
Título: dc.titleAprendizagem da docência e TDAH : análise de uma prática formativa envolvendo licenciandos(as) em Matemática de um instituto federal mineiro.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.