Do processo de formação à assunção profissional : as identidades do professor de Língua Portuguesa.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBrasileiro, Ada Magaly Matias-
Autor(es): dc.creatorCastro, Jorge Luiz Diogo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19365-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.58967/caletroscopio.v10.n2.2022.5583-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011868-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objetivo relacionar saberes e habilidades a serem assegurados ao futuro professor de Língua Portuguesa para que ele assuma a profissão. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas, tendo como fontes principais Tardif (2002), Perrenoud (2000), Nóvoa (2017), Kleiman (1998) e Freire (2007); pesquisa documental, com base nas diretrizes brasileiras para a formação docente; e pesquisa de campo, por meio de entrevista a estudantes em etapa final do curso de Letras de uma universidade federal brasileira. A pesquisa bibliográfica apontou para saberes vinculados a envolvimento dos alunos em situações de aprendizagem, uso de tecnologias, gestão da sala de aula, procedimentos éticos e formação continuada. O conhecimento (técnico, didático e sociointeracional), a prática e o engajamento foram destacados na pesquisa documental via análise de conteúdo. A pesquisa de campo, por meio da análise dialógica do discurso, sinalizou para medos e inseguranças dos participantes para ingressarem no trabalho. Esses resultados podem contribuir para a formação docente inicial.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to relate knowledge and skills to be assured to the future Portuguese language teacher so that he can assume the profession. For this, bibliographic research was carried out, having as main sources Tardif (2002), Perrenoud (2000), Nóvoa (2017), Kleiman (1998) and Freire (2007); documentary research, based on Brazilian guidelines for teacher training; and field research, through an interview with students in the final stage of the Letters course at a Brazilian federal university. The bibliographic research pointed to knowledge linked to/to the involvement of students in learning situations, use of technologies, classroom management, ethical procedures and continuing education. Knowledge (technical, didactic and socio-interactional), practice and engagement were highlighted in the documentary research, through content analysis. The field research, through dialogic discourse analysis, signaled the fears and insecurities of the participants to enter the work. These results can contribute to initial teacher formation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Caletroscópio permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/8535>. Acesso em: 14 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade do professor-
Palavras-chave: dc.subjectAssunção profissional-
Palavras-chave: dc.subjectInseguranças profissionais-
Título: dc.titleDo processo de formação à assunção profissional : as identidades do professor de Língua Portuguesa.-
Título: dc.titleFrom the formation process to the professional assumption : the identities of the Portuguese Language teacher.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.