
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Brasileiro, Ada Magaly Matias | - |
| Autor(es): dc.creator | Castro, Jorge Luiz Diogo de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19365 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.58967/caletroscopio.v10.n2.2022.5583 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011868 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo tem como objetivo relacionar saberes e habilidades a serem assegurados ao futuro professor de Língua Portuguesa para que ele assuma a profissão. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas, tendo como fontes principais Tardif (2002), Perrenoud (2000), Nóvoa (2017), Kleiman (1998) e Freire (2007); pesquisa documental, com base nas diretrizes brasileiras para a formação docente; e pesquisa de campo, por meio de entrevista a estudantes em etapa final do curso de Letras de uma universidade federal brasileira. A pesquisa bibliográfica apontou para saberes vinculados a envolvimento dos alunos em situações de aprendizagem, uso de tecnologias, gestão da sala de aula, procedimentos éticos e formação continuada. O conhecimento (técnico, didático e sociointeracional), a prática e o engajamento foram destacados na pesquisa documental via análise de conteúdo. A pesquisa de campo, por meio da análise dialógica do discurso, sinalizou para medos e inseguranças dos participantes para ingressarem no trabalho. Esses resultados podem contribuir para a formação docente inicial. | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to relate knowledge and skills to be assured to the future Portuguese language teacher so that he can assume the profession. For this, bibliographic research was carried out, having as main sources Tardif (2002), Perrenoud (2000), Nóvoa (2017), Kleiman (1998) and Freire (2007); documentary research, based on Brazilian guidelines for teacher training; and field research, through an interview with students in the final stage of the Letters course at a Brazilian federal university. The bibliographic research pointed to knowledge linked to/to the involvement of students in learning situations, use of technologies, classroom management, ethical procedures and continuing education. Knowledge (technical, didactic and socio-interactional), practice and engagement were highlighted in the documentary research, through content analysis. The field research, through dialogic discourse analysis, signaled the fears and insecurities of the participants to enter the work. These results can contribute to initial teacher formation. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Caletroscópio permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/8535>. Acesso em: 14 ago. 2024. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade do professor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assunção profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inseguranças profissionais | - |
| Título: dc.title | Do processo de formação à assunção profissional : as identidades do professor de Língua Portuguesa. | - |
| Título: dc.title | From the formation process to the professional assumption : the identities of the Portuguese Language teacher. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: