Etnomatemática e educação financeira em direção à cidadania.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMapa, Gabriel-
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011786-
Descrição: dc.descriptionEste estudo traz resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento com alunos do 6o ano do Ensino Fundamental e a Professora de Matemática Regente da turma, de uma escola pública municipal situada na Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais. Esta pesquisa orientada pela perspectiva do Programa Etnomatemática, buscou auxiliar os alunos participantes, no desenvolvimento da Educação Financeira, direcionada para a sua formação cidadã com a utilização, principalmente, das produções de Freire, D’Ambrosio e Rosa e Orey como referencial teórico. Esta investigação está embasada em uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados para a análise dos dados coletados, por meio de codificações preliminares da codificação aberta e, também, pela identificação de categorias conceituais da codificação axial. Contudo, para este artigo, estão dispostos apenas alguns dos resultados obtidos no Questionário Inicial realizado com os alunos participantes desta pesquisa.-
Descrição: dc.descriptionThis study brings partial results of a master’s degree research in development with students in the 6th year of Middle School and the Mathematics Teacher of this class, from a municipal public school located in the Inconfidentes Region, in Minas Gerais. This research, guided by the perspective of the Ethnomathematics Program, sought to assist participating students in the development of Financial Education, directed towards their citizenship by using, mainly, the productions of Freire, D’Ambrosio and Rosa and Orey as a theoretical reference. This investigation is based on an adaptation of the Grounded Theory for the analysis of the collected data, through preliminary codes from open coding and also through the identification of conceptual categories from axial coding. However, for this article, only some of the results obtained in the Initial Questionnaire conducted with the participating students in this research are presented.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Educação Matemática em Foco permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/8369>. Acesso em: 19 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Título: dc.titleEtnomatemática e educação financeira em direção à cidadania.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.