Proposta de uma unidade de análise para a materialidade da cognição.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCoutinho, Francisco Ângelo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Autor(es): dc.creatorMatos, Santer Álvares de-
Autor(es): dc.creatorSouza, Débora Fogaça-
Autor(es): dc.creatorLisboa, Débora do Prado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8433-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011783-
Descrição: dc.descriptionAs aulas de ciências são espaços ocupados por um conjunto enorme de objetos e sem eles as aulas certamente seriam diferentes ou mesmo impossíveis de acontecer. Assim, põe-se a necessidade de se considerar o engajamento entre esses objetos e humanos para o entendimento dos processos de ensino/aprendizagem. No presente artigo apresentamos uma proposta de unidade de análise, denominada por nós de figuração cognitiva. Essa unidade está fundamentada no enquadramento teórico-metodológico da teoria ator-rede, da cognição distribuída e na psicologia ecológica. Com essa proposta, procuramos evitar um vocabulário mentalista e cognitivista, bem como facilitar a visualização da rede de relações nos processos de ensino/aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados na Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Virus Reviews & Research <http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 jan. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria ator-rede-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas socio-materiais-
Título: dc.titleProposta de uma unidade de análise para a materialidade da cognição.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.