Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque | - |
Autor(es): dc.creator | Dutra, Isadora Iannini Cota | - |
Autor(es): dc.creator | Maranhão, Roberto Kaehler de Albuquerque | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9723 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.458 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011558 | - |
Descrição: dc.description | A importância da internacionalização do ensino superior é uma questão já estabelecida na sociedade globalizada. Tratados entre países, acordos econômicos internacionais e queda das barreiras culturais são algumas das expressões do forte impacto da educação como uma esfera da formação multicêntrica. No Brasil, várias instituições de ensino adotaram como alternativa de formação a internacionalização de seus estudantes. No entanto, conquanto a importância estabelecida e todos os esforços realizados com relação à internacionalização do ensino superior, o que se percebe, no dia a dia de muitas escolas, é o baixo grau de conhecimento efetivo dos discentes no tocante às possibilidades de mobilidade internacional. Frente a essa situação e buscando encontrar opções para a superação desse problema, propôs-se este estudo sobre a familiaridade dos alunos de graduação de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), do curso de Administração, quanto à temática da internacionalização do ensino superior. Os dados coletados apontam para a confirmação da hipótese inicial, qual seja, a de que há uma grande disseminação do tema da internacionalização do ensino superior, mas a compreensão de sua efetividade é muito mais complexa do que realmente se apresenta. | - |
Descrição: dc.description | The importance of the internationalization of higher education is already established in the globalized society. International treaties between countries, international economic agreements and the fall of cultural barriers are some of the expressions of the strong impact of education as a sphere of multicentric formation. In Brazil, many educational institutions have adopted internationalization practices as options for their students. However, despite its importance and all efforts made regarding the internationalization of higher education, what we see in the daily life of many schools is the low level of knowledge of students about the possibilities of international mobility. In the face of this situation, and seeking to find alternatives to overcome this problem, we propose a study addressing the familiarity with this subject as expressed by the Business Administration undergraduates of a Brazilian federal higher education institutions. The data collected point to the initial hypothesis, namely, that the theme of the internationalization of higher education is widely disseminated, but the its effectiveness is understood as much more complex than it really is. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | A Revista de Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP) permite que autores e leitores compartilhem o material, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores. Fonte: Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP) <https://raep.emnuvens.com.br/raep/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 05 fev. 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade acadêmica internacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internacionalização | - |
Título: dc.title | Internacionalização do ensino superior : um estudo sobre barreiras e possibilidades. | - |
Título: dc.title | Internationalizing higher education : a study about barriers and possibilities. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: