Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
Autor(es): dc.creator | Endo, Maria Antônia Tavares de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Bertin, Marta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9522 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.revistaespacios.com/a17v38n45/a17v38n45p07.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011540 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo analisa uma parceria de formação continuada sobre inserção de tecnologias no ensino e aprendizagem de Geografia nos Anos Iniciais da Educação Básica, envolvendo cinco professores da cidade de Ouro Preto-MG. Procedeu-as ao levantamento da prática dos professores com uso das tecnologias e a mediação dos professores universitários sobre novas possibilidades práticas. Constatou-se que a parceria pode contribuir para a inserção de tecnologias, em destaque ao abordar conceitos e construir conhecimentos necessários para a leitura e representação de mundo. | - |
Descrição: dc.description | This article analyzes a partnership concerning the continuous training on the technological insertion in the teaching and learning processes of Geography at the early years of basic education levels, which involved five teachers from Ouro Preto –MG. Once it was acknowledged how the technologies were being applied, it followed the presentation of new approaches and possibilities by the university teachers. The experience showed that this partnership has much to offer regarding the technological insertion especially towards the approaching of concepts and the knowledge building necessary to comprehend and to cartographically represent the world. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem de geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Título: dc.title | Inserção de tecnologias no ensino de geografia : análise das contribuições de uma parceria com professores dos anos iniciais da educação básica. | - |
Título: dc.title | Technological insertion in geography teaching : an analysis of the contributions of a partnership with teachers of the early years of basic education levels. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: