Tecendo reflexões sobre o ensino de matemática na transição escolar a partir da análise de memórias narradas por um grupo de alunos do 7° ano.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMendes, Thamirys Evangelista-
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Autor(es): dc.creatorNunes, Célia Maria Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19582-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/61847-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p27-41-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011516-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem por objetivo refletir sobre o processo de transição escolar, dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental, a partir da análise das produções textuais de alunos do 7º ano da rede municipal de Ensino de Ouro Preto. O estudo foi realizado com um grupo de 17 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública Municipal de Ouro Preto com idade entre 12 e 13 anos. As produções textuais desse grupo foram consideradas como fonte de dados. Os dados foram analisados com o auxílio do software IRAMUTEQ, com o qual buscamos eixos analíticos para fundamentar a pesquisa. Tal movimento favoreceu a construção de um dendograma com seis classes, divididas em dois grandes grupos, denominados de Grupo A e Grupo B. No presente artigo nos propomos a analisar os dados relativos ao Gupo B considerando duas subcategorias analíticas, a saber: i) Recordações das aulas de Matemática no período de Transição Escolar dos anos iniciais para os anos finais do EF e ii) Recordações dos professores Matemática no período de Transição Escolar dos anos iniciais para os anos finais do EF. A análise revelou que os participantes tiveram diferentes medos ao iniciarem o 6º ano do Ensino Fundamental. Com relação aos conteúdos matemáticos, os participantes relataram que os aprendidos no 6º ano eram mais complexos do que os do 5º ano do Ensino Fundamental. A análise, ainda, evidenciou a importância das metodologias adotadas pelos professores na promoção da Educação Matemática.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to reflect on the process of school transition, from the early years to the final years of Elementary School, based on the analysis of the textual productions of students in the 7th year of the municipal education network of Ouro Preto. The study was carried out with a group of 17 students from the 7th year of elementary school in a public school in Ouro Preto, aged between 12 and 13 years old. The textual productions of this group were considered as a source of data. Data were analyzed with the help of the IRAMUTEQ software, with which we sought analytical axes to support the research. This movement favored the construction of a dendogram with six classes, divided into two large groups, called Group A and Group B. In this article, we propose to analyze the data related to Group B considering two analytical subcategories, namely: i) Memories of Mathematics classes in the School Transition period from the early years to the final years of EF and ii) Mathematics teachers' memories in the School Transition period from the early years to the final years of EF. The analysis revealed that the participants had different fears when starting the 6th year of Elementary School. About to mathematical content, participants reported that those in the 6th year were more complex than those learned in the 5th year of Elementary School. The analysis also showed the importance of the methodologies adopted by teachers in promoting Mathematics Education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectTransição escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Título: dc.titleTecendo reflexões sobre o ensino de matemática na transição escolar a partir da análise de memórias narradas por um grupo de alunos do 7° ano.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.