Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, José Fernandes da | - |
Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15858 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.33532/revemop.e202136 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011475 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo tem por objetivo apresentar uma discussão acerca do planejamento de espaços formativos que focalizam a iniciação à docência, considerando que esses podem propiciar a mobilização de conhecimentos e, particularmente, de Conhecimento Didático-Matemático (CDM). Para tanto, elegemos o Programa Residência Pedagógica (PRP), enquanto Política Pública gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/BRASIL) como contexto formativo para alicerçar nossas reflexões, que ancoram-se na estrutura proposta pela CAPES para implementar o PRP e na composição dos módulos (Ambientação, Observação semiestruturada e regência), respaldando-se, teoricamente, nas discussões acerca do processo de iniciação à docência e no Enfoque Ontossemiótico - EOS, especialmente, as discussões relacionadas aos Critérios de Adequação Didática. | - |
Descrição: dc.description | This article aims to present a discussion about the planning of formative spaces that focus on the initiation to teaching, since these can provide the mobilization of knowledge and, in particular, of Mathematical-Didactic Knowledge (CDM). To this end, we chose the Pedagogical Residency Program (PRP), as a Public Policy managed by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/BRASIL) as a training context to base our reflections. The reflections are anchored in the structure proposed by CAPES for the implementation of PRP and in the composition of modules (Environment, semi-structured observation and regency) supporting, theoretically, in the discussions about the teaching initiation process and in the Ontosemiotic Approach - EOS, in particular, the discussions related to the Didactic Adequacy Criteria. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iniciação à docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critérios de adequação didática | - |
Título: dc.title | Planejamento de espaços formativos e a mobilização do Conhecimento Didático-Matemático : um olhar para o Programa Residência Pedagógica. | - |
Título: dc.title | Planning of training spaces and the mobilization of Didactic-Mathematical Knowledge : a look at the Pedagogical Residency Program. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: