Planejamento de espaços formativos e a mobilização do Conhecimento Didático-Matemático : um olhar para o Programa Residência Pedagógica.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, José Fernandes da-
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15858-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.33532/revemop.e202136-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011475-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem por objetivo apresentar uma discussão acerca do planejamento de espaços formativos que focalizam a iniciação à docência, considerando que esses podem propiciar a mobilização de conhecimentos e, particularmente, de Conhecimento Didático-Matemático (CDM). Para tanto, elegemos o Programa Residência Pedagógica (PRP), enquanto Política Pública gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/BRASIL) como contexto formativo para alicerçar nossas reflexões, que ancoram-se na estrutura proposta pela CAPES para implementar o PRP e na composição dos módulos (Ambientação, Observação semiestruturada e regência), respaldando-se, teoricamente, nas discussões acerca do processo de iniciação à docência e no Enfoque Ontossemiótico - EOS, especialmente, as discussões relacionadas aos Critérios de Adequação Didática.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to present a discussion about the planning of formative spaces that focus on the initiation to teaching, since these can provide the mobilization of knowledge and, in particular, of Mathematical-Didactic Knowledge (CDM). To this end, we chose the Pedagogical Residency Program (PRP), as a Public Policy managed by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/BRASIL) as a training context to base our reflections. The reflections are anchored in the structure proposed by CAPES for the implementation of PRP and in the composition of modules (Environment, semi-structured observation and regency) supporting, theoretically, in the discussions about the teaching initiation process and in the Ontosemiotic Approach - EOS, in particular, the discussions related to the Didactic Adequacy Criteria.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectIniciação à docência-
Palavras-chave: dc.subjectCritérios de adequação didática-
Título: dc.titlePlanejamento de espaços formativos e a mobilização do Conhecimento Didático-Matemático : um olhar para o Programa Residência Pedagógica.-
Título: dc.titlePlanning of training spaces and the mobilization of Didactic-Mathematical Knowledge : a look at the Pedagogical Residency Program.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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