Potencial pedagógico de espaços não formais : o Parque Natural Municipal das Andorinhas como local para praticar a educação ambiental crítica com alunos de uma escola pública.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaia, Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Autor(es): dc.contributorGonzaga, Luciano Luz-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Ana Carolina Gomes-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Autor(es): dc.contributorMaia, Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorGontijo, Saulo Augusto Macedo Faria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19713-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011467-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo investigar o potencial pedagógico do Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA) para práticas de Educação Ambiental com enfoque crítico, subsidiando a elaboração de um Guia Educativo. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante. Participaram da pesquisa 13 alunos do 2º e 3º anos do ensino médio de uma escola pública de Ouro Preto-MG. Foi realizada uma oficina com três encontros: encontro na escola; visita ao PNMA para atividades e reflexões in loco; encontro na escola para considerações finais. A coleta de dados foi feita por meio de gravação audiovisual, fotos, diário de campo do pesquisador, bilhetes, desenhos e cartas elaboradas pelos alunos durante as atividades propostas na oficina. Para a análise de dados foi utilizada a Análise de Livre Interpretação. Como considerações da pesquisa, os alunos demonstraram, inicialmente, uma compreensão limitada da Educação Ambiental (EA), centrada em ações individuais e desvinculada de contextos mais amplos. No entanto, ao longo dos diálogos e atividades realizadas, foi possível notar que, quando devidamente orientados, eles começaram a estabelecer conexões entre aspectos sociais, históricos e ambientais, evidenciando uma criticidade crescente. Isso reforça a necessidade de abordar a EA de forma mais abrangente, integrando-a às suas realidades, para que estes estudantes possam desenvolver uma visão mais crítica e contextualizada, reforçando o sentimento de pertencimento dos alunos, que se encontra fragilizado. A proposta do produto educacional “Guia Educativo: pensando e praticando Educação Ambiental Crítica no Parque Natural Municipal das Andorinhas”, elaborado a partir desta pesquisa, é explorar a potencialidade do parque e possibilitar uma reflexão crítica sobre a Educação Ambiental utilizando o PNMA, enquanto espaço não formal de ensino.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to investigate the pedagogical potential of the Andorinhas Municipal Natural Park (PNMA) for Environmental Education practices with a critical focus, supporting the development of an Educational Guide. The methodology used was a qualitative approach of the participatory research type. Thirteen 2nd and 3rd year high school students from a public school in Ouro Preto-MG participated in the research. A workshop was held with three meetings: meeting at school; visit to PNMA for on-site activities and reflections; meeting at school for final considerations. Data collection was done through audiovisual recording, photos, the researcher's field diary, notes, drawings and letters drawn up by the students during the activities proposed in the workshop. Free Interpretation Analysis was used for data analysis. As research considerations, students initially demonstrated a limited understanding of Environmental Education (EE), focused on individual actions and disconnected from broader contexts. However, throughout the dialogues and activities carried out, it was possible to notice that, when properly guided, they began to establish connections between social, historical and environmental aspects, showing a growing criticality. This reinforces the need to approach EE in a more comprehensive way, integrating it into their realities, so that these students can develop a more critical and contextualized vision, reinforcing the students' sense of belonging, which is weakened. The proposal for the educational product “Educational Guide: thinking and practicing Critical Environmental Education in the Andorinhas Municipal Natural Park”, created based on this research, was to explore the potential of the park and enable critical reflection on Environmental Education using the PNMA, as a space non-formal teaching.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor em 02/02/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço não formal de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGuia educativo-
Palavras-chave: dc.subjectParque-
Título: dc.titlePotencial pedagógico de espaços não formais : o Parque Natural Municipal das Andorinhas como local para praticar a educação ambiental crítica com alunos de uma escola pública.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.