Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Sergio Evangelista | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Renan Almeida de | - |
Autor(es): dc.creator | Curi Filho, Wagner Ragi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19169 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.25112/rco.v2.2990 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011461 | - |
Descrição: dc.description | The availability and progress of information and communication technologies opened new possibilities for learning processes. Even though there are recent studies about the use of technologies in learning processes, a more systematic and deep debate about the forms of knowledge sharing in teaching processes and how technologies can be used in different educational contexts is still necessary. This paper investigates forms of knowledge sharing used in an education setting and introduces a method to the analysis of the knowledge sharing process based on four possible configurations of knowledge sharing (same-time same-place, same-time different-place, different-time same-place, different-time different-place) under the perspective of digital literacy. As the study object, teachers of an engineering course were interviewed with respect to the pedagogical practices adopted in the context of the Covid-19 Pandemic and the feasibility of continuing some of them after this period. The coding of these experiences and the reflection on them permitted the introduction of a framework for the structuration of knowledge- sharing practices in educational environments that employ different configurations of space-time in the educational process, under the conceptual lenses of digital literacy. This method seems to be a feasible tool for analysis of different situations where there are different practices of knowledge sharing. | - |
Descrição: dc.description | A disponibilidade e o progresso das tecnologias de informação e comunicação abriram novas possibilidades para os processos de aprendizagem. Embora existam estudos recentes sobre o uso de tecnologias nos processos de aprendizagem, ainda é necessário um debate mais sistemático e profundo sobre as formas de compartilhamento do conhecimento nos processos de ensino e como as tecnologias podem ser utilizadas em diferentes contextos educacionais. Este artigo investiga as formas de compartilhamento de conhecimento usadas em um ambiente educacional e apresenta um método para a análise do processo de compartilhamento de conhecimento baseado em quatro configurações possíveis de compartilhamento de conhecimento (mesmo tempo mesmo lugar, mesmo tempo lugar diferente, tempo diferente mesmo lugar, tempo diferente, lugar diferente) sob a perspectiva da alfabetização digital. Como objeto de estudo, foram entrevistados professores de um curso de engenharia a respeito das práticas pedagógicas adotadas no contexto da Pandemia da Covid-19 e a viabilidade de continuidade de algumas delas após esse período. A codificação dessas experiências e a reflexão sobre elas permitiram a introdução de um arcabouço para a estruturação de práticas de compartilhamento de conhecimento em ambientes educacionais que empregam diferentes configurações de espaço-tempo no processo educativo, sob as lentes conceituais do letramento digital. Este método parece ser uma ferramenta viável para análise de diferentes situações onde existem diferentes práticas de compartilhamento de conhecimento. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados pela Revista Conhecimento Online estão sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: Revista Conhecimento Online <https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/index>. Acesso em: 01 ago. 2024 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge sharing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Título: dc.title | How to structure a knowledge-sharing process based on different configurations of time and space dimensions : a digital literacy perspective. | - |
Título: dc.title | Como estruturar um processo de compartilhamento de conhecimento a partir de diferentes configurações de dimensões de tempo e espaço : uma perspectiva de letramento digital. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: