Comissões de heteroidentificação étnico-racial da Universidade Federal de Ouro Preto : implementação e atuação.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Adilson Pereira dos-
Autor(es): dc.creatorArantes, Bruno Camilloto-
Autor(es): dc.creatorBorges, Lucas de Paulo-
Autor(es): dc.creatorTeodoro, Paula Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20298-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011454-
Descrição: dc.descriptionVinculada ao Observatório das Políticas de Ação Afirmativa do Sudeste (OPAAS), a pesquisa analisou a implementação da política de ação afirmativa destinada às pessoas negras nos concursos públicos para docentes e de técnico-administrativos em educação e nos processos de seleção de estudantes para os cursos de graduação, de pós-graduação e de estágios concedidos pela própria UFOP. O objetivo geral foi verificar a experiência da UFOP frente àquela política a partir da implementação das comissões de heteroidentificação como mecanismos de controle social. Partimos da análise documental dos processos de heteroidentificação e de entrevistas com servidores públicos envolvidos na execução da legislação, cotejando os achados com a literatura especializada. Concluímos que a introdução da heteroidentificação serviu como mecanismo administrativo complementar à autodeclaração contribuindo para a higidez da política de ação afirmativa, salvo nos casos das vagas de estágios, vez que a UFOP ainda não conseguiu cumprir o Decreto No. 9.427/2018.-
Descrição: dc.descriptionThis research is linked to the Southeastern Affirmative Action Policies Observatory (OPAAS) and it has analyzed the implementation of the affirmative action policy aimed to black people in public examinations for teachers and administrative technicians in education and in the selection processes of students for undergraduate courses, for postgraduate studies, and for internships granted by UFOP itself. The general objective was to verify the experience of UFOP in relation to this policy from the implementation of hetero-identification commissions as mechanisms of social control. We start with a documental analysis of the hetero-identification processes and interviews with public servants involved in the execution of the legislation, comparing the findings with the specialized literature. We conclude that the introduction of hetero-identification served as a complementary administrative mechanism to the self declaration for the soundness of the affirmative action policy, except in the cases of internship vacancies, since UFOP has not managed to comply with Decree n. 9,427/2018 yet.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherOpaas-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsTodos os direitos garantidos. Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida, transmitida ou arquivada desde que levados em conta os direitos dos autores. Fonte: PDF do livro.-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas de ação afirmativa-
Palavras-chave: dc.subjectCotas raciais-
Palavras-chave: dc.subjectHeteroidentificação-
Título: dc.titleComissões de heteroidentificação étnico-racial da Universidade Federal de Ouro Preto : implementação e atuação.-
Título: dc.titleEthic-racial hetero-identification commissions at the federal university of Ouro Preto : implementation and action.-
Título: dc.titleComisiones de hetero-identificación étnico-racial de la Universidad Federal de Ouro Preto : implementación y acción.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.