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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Kangussu, Imaculada Maria Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Kangussu, Imaculada Maria Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Silvio Ricardo Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Bruno Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Barroso, Nathalia Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18114 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011372 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação apresenta o entrelaçamento entre a teoria estética desenvolvida por Herbert Marcuse ao longo de suas principais obras e a investigação realizada por Angela Davis na obra Blues Legancies and Black Feminism: Gertrude “Ma” Rainey, Bessie Smith and Billie Holiday. O Blues será apresentado enquanto uma manifestação estética que exemplifica a “nova sensibilidade” proposta por Marcuse. A partir das ideias de Davis, o gênero musical é tomado como um dos responsáveis por potencializar as significativas transformações na consciência social da classe negra trabalhadora norte- americana, sobretudo aquelas que envolvem as mulheres negras e que foram evidenciadas a partir da década de 1960 com a organização do Movimento Feminista Negro. O Blues Clássico feminino recebe destaque e a potência de mudança do gênero é evidenciada através da análise das principais canções de “Ma” Rainey, Bessie Smith e Billie Holiday a fim de demonstrar como a música apresenta um poder persuasivo sobre as mentes e corpos dos ouvintes. As cantoras preservaram em suas canções uma herança africana a ser apresentada aos negros norte-americanos que serviria de incentivo a modelos alternativos de comportamento e atitudes em relação aos estabelecidos. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation presents the intertweaving between the aesthetic theory developed by Herbert Marcuse throughout his main works and the research carried out by Angela Davis in Blues Legacies and Black Feminism: Gertrude "Ma" Rainey, Bessie Smith and Billie Holiday, the Blues will be presented as an aesthetic manifestation that exemplifies the "new sensibility" proposed by Marcuse. Based on Davis' ideas, the musical genre is taken as one of the responsible for potentiating the significant transformations in the social consciousness of the Black Working American class, especially those involving black women and which were evidenced from the 1960s with the organization of the Black Feminist Movement. The Classic Female Blues is highlighted and the changing power of the genre is evidenced by analysing the main songs of "Ma" Rainey, Bessie Smith and Billie Holiday in order to demonstrate how the song presents a persuasive power over the minds and bodies of listeners. The singers preserved in their songs an African heritage to be presented to black Americans that would serve as an incentive to alternative models of behaviour and attitudes towards the established. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/02/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Herbert Marcuse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angela Y. Davis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blues | - |
Título: dc.title | A potência do blues clássico feminino evidenciada por Angela Davis e Herbert Marcuse. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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