Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Matos, Bárbara Abreu | - |
Autor(es): dc.creator | Lobo, Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15638 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34096/rtt.i25.8043 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011345 | - |
Descrição: dc.description | Rodovias inseridas no espaço urbano têm comumente se tornado obstáculos ao acesso e a mobilidade, especialmente para os deslocamentos por modos não motorizados. Esse fenômeno, conhecido como “efeito barreira”, se intensifi ca com o crescimento demo- gráfi co, expansão do tecido urbano e acréscimo da frota de veículos automotores, como ocorreu em diversas cidades brasileiras ao longo das últimas décadas. Nesse contexto, são objetivos do presente trabalho estimar o volume dos atravessamentos de pedestres entre as margens do Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, importante via utilizada nos deslocamentos urbanos em Belo Horizonte (Brasil), bem como propor a aplicação de indicadores para avaliar o risco potencial para a travessia de pedestres. Para tanto, foram utilizadas as bases de dados de viagens da Pesquisa OD 2012 (RMBH) e a malha digital vetorial de volume de tráfego da rodovia, e os resultados foram comparados com a ocorrência de acidentes por trecho da rodovia. Os resultados apontaram que os trechos 3 e 1 possuem a maior movimentação de pedestres entre as margens, no entanto, a aplicação dos indicadores apontou maior risco de travessia nos trechos 2 (risco alto) e 5 (risco médio) devido ao elevado volume de tráfego e baixa disponibi- lidade de passarelas, respectivamente. | - |
Descrição: dc.description | Highways inserted in the urban space have commonly become obstacles to access and mobility, especially for travel by non-motorized modes. This phenomenon, known as the “barrier effect”, intensifies with demographic growth, expansion of the urban fabric, and increase in the fleet of motor vehicles, as has occurred in several Brazilian cities over the past decades. In this context, the objectives of the present work are to estimate the volume of pedestrian crossings between the margins of the Celso Mello Azevedo Ring Road, an important route used in urban displacements in Belo Horizonte (Brazil), as well as to propose the application of indicators to assess the potential risk for pedestrian crossing. For this purpose, the travel databases of the OD 2012 Survey (RMBH) and the digital vector mesh of the traffic volume of the highway were used, and the results were compared with the occurrence of traffic-accidents per stretch of the highway. The results showed sections 3 and 1 have the highest pedestrian traffic between the margins, however, the application of the indicators pointed to a higher risk of crossing in sections 2 (high risk) and 5 (medium risk) due to the high volume of traffic and low availability of walkways, respectively. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está bajo una Licencia Creati ve Commons Atribución-Comparti rIgual 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rodovias urbanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segregação socioespacial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban roads | - |
Palavras-chave: dc.subject | Community severance | - |
Título: dc.title | Efeito barreira e o atravessamento de pedestres no Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, Belo Horizonte (Brasil). | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: