
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Oliveri, Andressa Maris Rezende | - |
| Autor(es): dc.creator | Jardilino, José Rubens Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19549 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/S0104-40362024003204385 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011296 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é discutir os efeitos da experiência vivenciada pelos docentes do Ensino Superior nos programas Obeduc e Pibid, implementados pela Ufop e pelo IFMG-campus Ouro Preto, em seu desenvolvimento profissional. Para a coleta dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Dentre os resultados, destaca-se que os programas não visam o desenvolvimento profissional dos professores do Ensino Superior. Mas constituem-se em espaços de formação para estes profissionais, pois trazem elementos para a reflexão sobre teoria e prática, a proposição temas de pesquisa, e a aproximação entre escola e universidade, o que colabora para a constituição de sua identidade docente. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Título: dc.title | Os efeitos dos programas de formação de professores Obeduc e Pibid no desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: