A performatividade como um elemento desterritorializador na encenação contemporânea.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Elvina Maria Caetano-
Autor(es): dc.contributorPereira, Elvina Maria Caetano-
Autor(es): dc.contributorMencarelli, Fernando Antonio-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Aline Mendes de-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Paulo Ricardo Maffei de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:20:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:20:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7326-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011182-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa propõe uma investigação acerca das relações estabelecidas entre teatro e performance na encenação contemporânea, pensando a performatividade como um elemento desterritorializador na concepção do enunciado cênico. Deste modo realizamos uma intersecção entre teorias e reflexões acerca do conceito de encenação – desde seu surgimento, em meados do século XX, até a contemporaneidade –, e a filosofia pós-estruturalista de Gilles Deleuze e Félix Guattari, através dos conceitos de agenciamento, território, desterritorialização e reterritorialização, propondo um desenho conceitual acerca das mudanças de paradigmas na composição da encenação contemporânea, operadas pela presença da performatividade. Assim compreendemos a encenação como um território gestado pela tradição teatral e a performatividade como um elemento desestabilizador deste território, ocasionando mudanças nos modos de composição do enunciado cênico, ao longo da segunda metade do século XX, nos permitindo traçar possibilidades de compreender como a encenação contemporânea vem articulando seus enunciados cênicos.-
Descrição: dc.descriptionThis research proposes an investigation about the relations between theater and performance in contemporary staging, considering the performativity as a responsible element for a deterritorialization in the construction of scenic discourse. In this way we conducted an intersection between theories and reflections about the concept of staging - since its emergence in the mid-20th century until the present - and the philosophy post-structuralist of Gilles Deleuze and Félix Guattari, using the concepts of arrangement, territory, deterritorialization and reterritorialization, proposing a conceptual framework about the changes of paradigms in the composition of the contemporary staging. So we understand the staging as a territory managed by tradition and the performativity as a key element of this destabilizing territory, causing changes in the composition of the enunciated stage throughout the second half of the 20th century, allowing us to draw opportunities to understand how the contemporary staging have been articulated their discourse scenic.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEncenação-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance-
Palavras-chave: dc.subjectContemporaneidade-
Palavras-chave: dc.subjectPós-estruturalismo-
Título: dc.titleA performatividade como um elemento desterritorializador na encenação contemporânea.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.