Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Aline Aparecida de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Werneck, Francisco Zacaron | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Emerson Filipino | - |
Autor(es): dc.creator | Martinez, Daniel Godoy | - |
Autor(es): dc.creator | Novaes, Jefferson da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Vianna, Jeferson Macedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19623 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/cuadv16n6-044 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011166 | - |
Descrição: dc.description | A detecção de talentos é um processo dinâmico onde o conhecimento científico e o conhecimento dos treinadores devem interagir. O objetivo do estudo foi criar um modelo matemático de avaliação do potencial esportivo para o judô e testar as suas propriedades psicométricas. Participaram 3426 escolares de ambos os sexos de 11 a 17 anos de um colégio militar. Os alunos realizaram uma bateria de testes multidimensional, contendo indicadores antropométricos, físico-motores, psicológicos, sociológicos, maturacionais e de desempenho. 10 professores de Educação Física avaliaram os alunos em relação aos aspectos intangíveis do potencial esportivo e ao sucesso futuro. Um índice linear, ponderado e híbrido (testes + “olho do treinador”) foi criado denominado Gold Score Judo. Na amostra de validação do modelo (1041 meninos e 959 meninas), 29,7% dos meninos e 21,0% das meninas foram classificados como talento esportivo (Gold Score ≥ 60). A consistência interna (r = 0,78 e 0,84) e a estabilidade do diagnóstico (r = 0,67 e 0,76) foram satisfatórias nos meninos e nas meninas, respectivamente. O Gold Score Judo foi maior nos alunos-atletas de judô quando comparados aos não atletas bem como naqueles com maior potencial de sucesso futuro no judô, segundo a opinião dos treinadores (validade de construto). Além disso, o Gold Score Judo foi maior nos medalhistas em uma competição escolar nacional quando comparados aos não medalhistas (validade preditiva). Conclui-se que o Gold Score Judo é um modelo científico válido e fidedigno de avaliação do potencial esportivo para detecção de talentos para o judô na escola. | - |
Descrição: dc.description | Talent detection is a dynamic process where scientific knowledge and coaches' knowledge must interact. The objective of the study was to create a mathematical model to evaluate the sporting potential for judo and test its psychometric properties. 3,426 students of both sexes aged 11 to 17 from a military school participated. The students performed a battery of multidimensional tests, containing anthropometric, physical-motor, psychological, sociological, maturational and performance indicators. 10 Physical Education teachers evaluated students regarding the intangible aspects of sporting potential and future success. A linear, weighted and hybrid index (tests + coach's eye) was created called Gold Score Judo. In the model validation sample (1041 boys and 959 girls), 29.7% of boys and 21.0% of girls were classified as sporting talent (Gold Score ≥ 60). Internal consistency (r = 0.78 and 0.84) and stability of the diagnosis (r = 0.67 and 0.76) were satisfactory in boys and girls, respectively. The Judo Gold Score was higher in judo student-athletes when compared to non-athletes and in those with greater potential for future success in judo, according to the coach's eye (construct validity). Furthermore, the Judo Gold Score was higher in medalists in a national school competition when compared to non-medalists (predictive validity). It is concluded that the Gold Score Judo is a valid and reliable scientific model for evaluating sporting potential and detecting talent for judo at school. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Cuadernos de Educación y Desarrollo (CED) uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Cuadernos de Educación y Desarrollo <https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/about>. Acesso em: 01 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expertise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Seleção de talentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Predição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem estatística | - |
Título: dc.title | Gold score judo : modelo de detecção de talentos para o judô. | - |
Título: dc.title | Gold score judo : talent detection model for judo. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: