Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Rodrigo Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12569 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p45-59 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011107 | - |
Descrição: dc.description | Apresentamos, neste artigo, alguns resultados obtidos em uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, que está relacionada com o desenvolvimento da Educação Financeira de jovens e adultos Surdos, que se comunicam em Libras, por meio da perspectiva etnomatemática. Especificamente, procuramos compreender a relação dos resultados desse estudo com um dos elementos do Currículo Trivium para a Matemática, denominado por Tecnoracia, que foi proposto D’Ambrosio, em 1999. Desse modo, essa reconceituação curricular é composta pela literacia (instrumentos comunicativos), materacia (instrumentos analíticos) e tecnoracia (instrumentos materiais e tecnológicos). A abordagem metodológica foi qualitativa, com a utilização dos pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Da fase analítica, foi possível inferir que o programa etnomatemática possibilitou o fornecimento dos instrumentos comunicativos, analíticos, materiais e tecnológicos, que são característicos da cultura Surda para que os alunos pudessem resolver as situações-problema propostas em sala de aula. | - |
Descrição: dc.description | We present, in this article, some results obtained in a Professional Masters in Mathematics Education research, which is related to the development of Financial Education through an ethnomathematical perspective of hearing-impaired youth and adult students, who communicate in Libras (Brazilian sign language). Specifically, we attempted to understand the relation of the results of this study to one of the elements of the Trivium Curriculum for Mathematics, called Technoracy, which was proposed by D’Ambrosio, in 1999. In this way, this curricular reconceptualization is composed of literacy (communicative instruments), matheracy (analytical instruments), and technoracy (material and technological instruments). The methodological approach was qualitative by using Grounded Theory assumptions. From the analytical phase, it was possible to infer that the ethnomathematics program enabled to supply students with communicative, analytical, and material and technological instruments that are characteristic of the Deaf culture so that they could solve problems and situations proposed in classrooms. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). CC BY. Fonte: o próprio artigo. | - |
Título: dc.title | Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. | - |
Título: dc.title | Contributions of technoracy and ethnomathematics to the promotion of financial education for deaf students. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: