Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBraga, Solano de Souza-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Marina Furtado-
Autor(es): dc.creatorBomfim, Amanda Ribeiro do-
Autor(es): dc.creatorJotta, Carlos Augusto Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorBorges, Júnia Lúcio de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:20:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:20:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19596-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://doi.org.10.18089/DAMeJ.2023.43.5-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011104-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo aplicou técnicas de extração de dados e análise textual em um banco de dados qualitativo com informações resultantes de comentários provenientes da mídia social especializada em turismo TripAdvisor, com vistas a analisar o discurso dos visitantes dos nove Museus de Arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus que estão distribuídos em cinco estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Santa Catarina. A metodologia desenvolvida neste artigo apresenta critérios defensáveis e reproduzíveis para ser replicada em outros tipos de museus e atrativos culturais qualificados no TripAdvisor ampliando a compreensão acerca da percepção dos visitantes sobre os museus de arte. O banco de dados qualitativo foi analisado com o uso dos softwares livres Iramuteq e o Gephi voltados à análise textual e tratamento dos dados. A partir dos resultados identificou-se que a maioria das avaliações são positivas e que a qualidade dos acervos e os aspectos arquitetônicos das edificações foram os itens mais citados pelos visitantes,-
Descrição: dc.descriptionThis study applied data extraction techniques and textual analysis in a qualitative database with information resulting from comments from the social media specialised in tourism TripAdvisor, to analyse the discourse of visitors to the nine Art Museums linked to the Brazilian Institute of Museums that are distributed in five states: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás and Santa Catarina. The methodology developed in this article presents defensible and reproducible criteria to be replicated in other types of museums and cultural attractions qualified on TripAdvisor, expanding the understanding of visitors' perception of art museums. The qualitative database was analysed using the free software Iramuteq and Gephi for textual analysis and data processing. Results show that most of the evaluations are positive and that the quality of the collections and the architectural aspects of the buildings were the most mentioned by the visitors.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob a Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliações-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectVisitação-
Palavras-chave: dc.subjectTripAdvisor-
Título: dc.titlePercepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus.-
Título: dc.titleVisitors’ perception of art museums linked to the Brazilian Institute of Museums.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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