
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Nascimento, Douglas Thadeu Crispim | - |
| Autor(es): dc.creator | Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo | - |
| Autor(es): dc.creator | Boava, Diego Luiz Teixeira | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Jussara Jéssica | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18225 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e65807 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011091 | - |
| Descrição: dc.description | O tempo consiste em um elemento onipresente na vida humana. Sabe-se de sua existência, sente-se o seu movimento, todavia não se tem o hábito de refletir sobre tal fenômeno. Assim, busca-se observar como um graduando em administração percebe o tempo, o qual, entre suas diversas vertentes, permite transformar a realidade organizacional e ambiental. Para isso, são estabelecidos paralelos que podem possibilitar um melhor entendimento sobre fenômeno temporal em relação ao administrador, considerando, para tal, bases de discussões filosóficas. Desse modo, foram realizadas entrevistas com graduandos, visando desvelar sua relação com o tempo, a partir do método fenomenológico. O resultado demonstra que a percepção do aluno assume que a essência da administração é o tempo, sem o qual a atividade se torna inviável, não correspondendo à dinâmica real do mercado. O proposto trabalho fomenta, portanto, uma perspectiva ainda pouco galgada, mas que oferece imenso campo de averiguação. | - |
| Descrição: dc.description | Time is a ubiquitous element in human life. One knows its existence, one feels its movement, nevertheless one does not have the habit of reflecting on this phenomenon. Thus, it is sought to observe how an undergraduate in administration perceives the time, which, among its various aspects, allows transforming the organizational and environmental reality. For this, parallel are established that can allow a better understanding of temporal phenomenon in relation to the administrator, considering, for that, bases of philosophical discussions. Thus, interviews were conducted with undergraduates, aiming to unveil their relation with time, from the phenomenological method. The result shows that the student’s perception takes on the essence of the administration is the time, without which the activity becomes unfeasible, not corresponding to the real market dynamics. The proposed work therefore promotes a perspective which is still not very reached, but which offers an immense inquiry field. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tempo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | - |
| Título: dc.title | O tempo à luz da fenomenologia : um estudo sob a ótica de universitários. | - |
| Título: dc.title | Time in the light of phenomenology : a study from the perspective of university students. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: