
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Carmo, Jean Carlo Francis Wanderley Graciano do | - |
| Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19473 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.46551/emd.v8n15a09 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011020 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo investiga a importância da Educação Financeira Escolar (EFE) na formação de indivíduos conscientes e capazes de tomar decisões financeiras responsáveis, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Utilizando uma abordagem qualitativa, analisamos um projeto desenvolvido por alunos e professores de Matemática do Programa Residência Pedagógica, o qual aplicava conceitos matemáticos em contextos financeiros práticos. O estudo destaca como a ABP pode integrar conhecimento acadêmico a situações do cotidiano, fomentando Literacia Financeira e capacidades decisórias nos alunos. Os resultados sugerem que a EFE, apoiada por metodologias ativas, deveria ser mais incorporada ao currículo escolar, devido ao seu potencial em preparar jovens para decisões financeiras responsáveis. | - |
| Descrição: dc.description | This article investigates the importance of School Financial Education (SFE) in shaping individuals who are conscious and capable of making responsible financial decisions, through Project-Based Learning (PBL). Utilizing a qualitative approach, we analyze a project developed by students and mathematics teachers of the Pedagogical Residency Program, which applied mathematical concepts in practical financial contexts. The study highlights how PBL can integrate academic knowledge into everyday situations, fostering Financial Literacy and decision-making skills in students. The results suggest that SFE, supported by active methodologies, should be more incorporated into the school curriculum, due to its potential to prepare young people for responsible financial decisions. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está sob a Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em projetos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literacia financeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa residência pedagógica | - |
| Título: dc.title | Fortalecendo a literacia financeira : abordagem da educação financeira escolar por meio da aprendizagem baseada em projetos. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: