Fortalecendo a literacia financeira : abordagem da educação financeira escolar por meio da aprendizagem baseada em projetos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarmo, Jean Carlo Francis Wanderley Graciano do-
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:20:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:20:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19473-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.46551/emd.v8n15a09-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011020-
Descrição: dc.descriptionEste artigo investiga a importância da Educação Financeira Escolar (EFE) na formação de indivíduos conscientes e capazes de tomar decisões financeiras responsáveis, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Utilizando uma abordagem qualitativa, analisamos um projeto desenvolvido por alunos e professores de Matemática do Programa Residência Pedagógica, o qual aplicava conceitos matemáticos em contextos financeiros práticos. O estudo destaca como a ABP pode integrar conhecimento acadêmico a situações do cotidiano, fomentando Literacia Financeira e capacidades decisórias nos alunos. Os resultados sugerem que a EFE, apoiada por metodologias ativas, deveria ser mais incorporada ao currículo escolar, devido ao seu potencial em preparar jovens para decisões financeiras responsáveis.-
Descrição: dc.descriptionThis article investigates the importance of School Financial Education (SFE) in shaping individuals who are conscious and capable of making responsible financial decisions, through Project-Based Learning (PBL). Utilizing a qualitative approach, we analyze a project developed by students and mathematics teachers of the Pedagogical Residency Program, which applied mathematical concepts in practical financial contexts. The study highlights how PBL can integrate academic knowledge into everyday situations, fostering Financial Literacy and decision-making skills in students. The results suggest that SFE, supported by active methodologies, should be more incorporated into the school curriculum, due to its potential to prepare young people for responsible financial decisions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob a Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em projetos-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia financeira-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma residência pedagógica-
Título: dc.titleFortalecendo a literacia financeira : abordagem da educação financeira escolar por meio da aprendizagem baseada em projetos.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.