Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lessa, Daniela Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Bárbara Abreu | - |
Autor(es): dc.contributor | Lessa, Daniela Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Bárbara Abreu | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Marina de Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Leandro | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Mateus Gonçalves da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20368 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1011007 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A ocupação dos espaços urbanos reflete a dinâmica social e a apropriação dos ambientes construídos. No contexto universitário, os campi influenciam a mobilidade, o uso do solo e as relações sociais. Este trabalho desenvolve o conceito de Campus Vivo no Campus Morro do Cruzeiro, da UFOP, considerando a paisagem do pedestre como fator essencial para a qualidade dos espaços e a interação entre a comunidade acadêmica e a população local. A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, estruturada em três fases: análise em campo com base nos critérios de qualidade da paisagem do pedestre de Gehl (2015) em três eixos: proteção, conforto e prazer; laboratório de ideias com participantes internos e externos ao campus; e formulação de diretrizes para potencializar a caminhabilidade e a integração com a comunidade. Os resultados evidenciam falhas em segurança, sinalização, iluminação e acessibilidade, além da necessidade de mais espaços de convivência e integração acadêmica. Propõem-se intervenções de urbanismo tático, melhorias na mobilidade e áreas de lazer para fortalecer a interação social. As soluções destacam o potencial do campus como um ambiente dinâmico e inclusivo, com medidas como ruas completas e mobiliário adequado, tornando-o um modelo mais acessível, seguro e integrado à comunidade. | - |
Descrição: dc.description | The occupation of urban spaces reflects social dynamics and the appropriation of built environments. In the university context, campuses influence mobility, land use, and social relations. This study conceives and develops the Campus Vivo concept at the Morro do Cruzeiro Campus of UFOP, considering the pedestrian landscape as a key factor in the quality of spaces and interaction between the academic community and the local population. The adopted methodology is qualitative and exploratory, structured in three phases: field analysis based on Gehl's (2015) pedestrian landscape quality criteria in three axes—protection, comfort, and pleasure; an idea laboratory with internal and external campus participants; and the formulation of guidelines to enhance walkability and integration with the community. The results highlight deficiencies in safety, signage, lighting, and accessibility, as well as the need for more social spaces and academic integration. Tactical urbanism interventions, mobility improvements, and leisure areas are proposed to strengthen social interaction. The proposed solutions emphasize the campus’s potential as a dynamic and inclusive environment, with measures such as complete streets and appropriate urban furniture, making it a more accessible, safe, and integrated model for university campuses. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/06/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campi universitário | - |
Título: dc.title | Campus vivo : o espaço universitário Morro do Cruzeiro (UFOP) como centro de integração urbana e qualidade de vida. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: