Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rangel, Marcelo de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Rangel, Marcelo de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Schittino, Renata Torres | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Venúncia Emília | - |
Autor(es): dc.creator | Simões, Melisse Sana Lucioli Corrêa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18183 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010932 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho objetiva explicitar a crítica de Hannah Arendt à modernidade, sustentada pelo enfraquecimento da política enquanto espaço coletivo de diálogo e de ação, bem como os elementos da crise da modernidade que atingiram a educação, e a condição humana em sua dimensão política na condução da história. Arendt parte de seu tempo em busca de compreender o presente, propõe uma reflexão das condições do ser humano com base no século XX e analisa os fatos históricos da época em que viveu. Caracterizou como tempos sombrios este período conturbado, marcado por guerras, revoluções e regimes políticos descaracterizados da participação pública. Mas também de descobertas científicas e tecnológicas que alteram a relação do homem com o mundo e consigo mesmo, tornando-o cada vez mais alheio aos assuntos do mundo e envolto em seu próprio eu. As ações humanas em suas relações com o mundo constituem a história repleta de eventos imprevisíveis e irreversíveis, o que justifica a ênfase arendtiana à compreensão ou atividade permanente de reconciliação com a realidade. No entanto, a ruptura com a tradição marca, na era moderna, uma lacuna entre o passado e o futuro e indica que nossos valores já não servem para interpretar os fenômenos especificamente no período histórico caracterizado pelo século XX, no qual governos totalitários foram predominantes. O nexo entre pensamento e ação, filosofia e política estabelecido por Arendt nos leva a questionar o que significa pensar em tempos sombrios. Em situações-limite onde os valores humanos se desintegram, quais as implicações do pensamento político para questionar o que estamos fazendo? A hipótese argumentativa arendtiana indica que os aspectos do mundo moderno associados à quebra do senso comum ou sintonia do homem com o mundo trazem o que chama de crise: ruptura e também a possibilidade da abertura ao novo. Assim, a capacidade humana de julgar torna-se indispensável à orientação no mundo, sobretudo no qual a perda dos critérios objetivos implica um movimento de abertura a novas experiências, a estabelecerem novas conexões com a realidade e com a própria dimensão do passado. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to explain Hannah Arendt's critique of modernity, sustained by the weakening of politics as a collective space for dialogue and action, as well as the elements of the modernity crisis that affected education, and the human condition in its political dimension in the conduct of history. Arendt departs from her time in search of understanding the present, proposes a reflection on the conditions of human beings based on the 20th century and analyzes the historical facts of the time in which she lived. He characterized this troubled period as dark times, marked by wars, revolutions and political regimes that lacked public participation. But also scientific and technological discoveries that alter man's relationship with the world and with himself, making him increasingly alien to world affairs and involved in his own self. Human actions in their relations with the world constitute history full of unpredictable and irreversible events, which justifies Arendt's emphasis on understanding or permanent activity of reconciliation with reality. However, the rupture with tradition marks, in the modern era, a gap between the past and the future and indicates that our values no longer serve to interpret the phenomena specifically in the historical period characterized by the 20th century, in which totalitarian governments were predominant. The nexus between thought and action, philosophy and politics established by Arendt leads us to question what it means to think in dark times. In extreme situations where human values disintegrate, what are the implications of political thinking to question what we are doing? Arendt's argumentative hypothesis indicates that the aspects of the modern world associated with the breakdown of common sense or man's harmony with the world bring what he calls a crisis: rupture and also the possibility of opening to the new. Thus, the human capacity to judge becomes essential for orientation in the world, especially in which the loss of objective criteria implies a movement of openness to new experiences, to establish new connections with reality and with the very dimension of the past. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/03/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arendt Hannah - 1906-1975 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A crise da modernidade em Hannah Arendt : história, educação e natalidade. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: