Monólogos (de)coloniais - sobre a coralidade pluriversal na dramaturgia brasileira recente.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBaumgärtel, Stephan Arnulf-
Autor(es): dc.creatorMaciel, Paulo Marcos Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:20:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:20:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18371-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.20396/conce.v12i00.8671101-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010866-
Descrição: dc.descriptionA partir de uma análise formal-temática de quatro textos teatrais recentes da dramaturgia brasileira (Vaga Carne de Grace Passô, Buraquinhos de Jhonny Salaberg, Alice Músculo de Francis Madson, Tybyra de Juão Nyn), o artigo busca evidenciar princípios de construção de coralidades textuais que podem ser denominados (de)coloniais. Para situar os textos em relação a contextos (de)cloloniais, partimos do entendimento de que a situação (de)colonial é marcada por uma consciência mestiça cujo marco principal é uma clivagem interna entre ser e estar, entre pertencer a si mesma e pertencer a exterioridades conflitantes. A pluralidade de vozes que surge dessa fratura interna é configurada pelos textos seja como ameaça ao desejo de se entender como moderno, de se entender como parte de uma multidão histórica ou de se entender como parte de um universo marginalizado que enfrenta com as experiências e realidades de um mundo florestal a tempestade arrasadora da monocultura moderna.-
Descrição: dc.descriptionThrough a formal and thematical analisis of four recent Brazilian dramaturgies (Vaga Carne by Grace Passô, Buraquinhos by Jhonny Salaberg, Alice Músculo by Francis Madson, Tybyra by Juão Nyn), this essay highlights principles of constructiing of textual corality that can be denominated as (de)colonial. To put these texts in relation to (de)colonial contexts, we start from an understanding of the (de)colonial situation as marked by a mestiça consciousness whose main trait is a inner split between two ways of being, permanent and efemeral, between a feeling of belonging to oneself and to conflicting external realities. A plurality of voices that arises from this fracture is organized by these texts in such a way as to constitute either a threat to the desire of understanding oneself as modern; or of understanding oneself as part of a historical multitude or as part of a marginalized universe that confronts with its experiences and realities of the tropical wildland the blazing tempest of modern monoculture.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Conceição/Conception permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/6297>. Acesso em: 13 ago 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgia brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectArtes da cena-
Título: dc.titleMonólogos (de)coloniais - sobre a coralidade pluriversal na dramaturgia brasileira recente.-
Título: dc.title(De)colonial monologues - on the construction of a pluriversal corality in recent Brazilian theatre texts.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.