Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Suemoto, Claudia Kimie | - |
Autor(es): dc.creator | Ismail, Sherine | - |
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Paulo César Rodrigues Pinto | - |
Autor(es): dc.creator | Khawaja, Faiza | - |
Autor(es): dc.creator | Jerves, Teodoro | - |
Autor(es): dc.creator | Pesantez, Laura | - |
Autor(es): dc.creator | Germani, Ana Claudia Camargo Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Zaina, Fabio | - |
Autor(es): dc.creator | Santos Junior, Augusto Cesar Soares dos | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ricardo Jorge de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Singh, Priyamvada | - |
Autor(es): dc.creator | Paulo, Judy Vicente | - |
Autor(es): dc.creator | Matsubayashi, Suely Reiko | - |
Autor(es): dc.creator | Vidor, Liliane Pinto | - |
Autor(es): dc.creator | Andretta, Guilherme | - |
Autor(es): dc.creator | Tomás, Rita | - |
Autor(es): dc.creator | Illigens, Ben M. W. | - |
Autor(es): dc.creator | Fregni, Felipe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8779 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.2147/AMEP.S66627 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010841 | - |
Descrição: dc.description | The exponential increase in clinical research has profoundly changed medical sciences. Evidence that has accumulated in the past three decades from clinical trials has led to the proposal that clinical care should not be based solely on clinical expertise and patient values, and should integrate robust data from systematic research. As a consequence, clinical research has become more complex and methods have become more rigorous, and evidence is usually not easily translated into clinical practice. Therefore, the instruction of clinical research methods for scientists and clinicians must adapt to this new reality. To address this challenge, a global distance-learning clinical research-training program was developed, based on collaborative learning, the pedagogical goal of which was to develop critical thinking skills in clinical research. We describe and analyze the challenges and possible solutions of this course after 5 years of experience (2008–2012) with this program. Through evaluation by students and faculty, we identified and reviewed the following challenges of our program: 1) student engagement and motivation, 2) impact of heterogeneous audience on learning, 3) learning in large groups, 4) enhancing group learning, 5) enhancing social presence, 6) dropouts, 7) quality control, and 8) course management. We discuss these issues and potential alternatives with regard to our research and background. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This work is published by Dove Medical Press Limited, and licensed under Creative Commons Attribution – Non Commercial (unported, v3.0) License. The full terms of the License are available at http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/. Non-commercial uses of the work are permitted without any further permission from Dove Medical Press Limited, provided the work is properly attributed. Fonte: o próprio artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biomedical research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | E-learning | - |
Título: dc.title | Five-year review of an international clinical research-training program. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: