Levantamento de pesquisas brasileiras sobre o conhecimento matemático para o ensino e formação de professores.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPatrono, Rosângela Milagres-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Ana Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:20:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:20:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15848-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.33532/revemop.e202102-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010838-
Descrição: dc.descriptionEsse artigo apresenta um levantamento de pesquisas brasileiras sobre o conhecimento matemático para o ensino, a partir do banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Ao todo, foram levantadas 33 pesquisas. Todos os estudos são qualitativos, nos quais a coleta de informações se deu, principalmente, por meio de observação (apoiada por gravações em áudio e vídeo, além de diário de campo), questionários, entrevistas e registros produzidos por participantes de cursos de extensão, disciplinas e grupos de estudo. Os resultados evidenciam lacunas na formação dos participantes em relação aos conhecimentos matemáticos para o ensino e sugerem a necessidade de atenção aos mesmos tanto nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, quanto em ações de formação continuada.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents a survey of Brazilian research on mathematical knowledge for teaching, from the thesis database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. In all, 33 researches were surveyed. All studies are qualitative, in which the collection of information took place mainly through observation (supported by audio and video recordings, in addition to a field diary), questionnaires, interviews and records produced by participants in extension courses, disciplines and study groups. The results show gaps in the education of participants in relation to mathematical knowledge for teaching and suggest the need to pay attention to them both in the Mathematics and Pedagogy Degree courses, as well as in continuing education actions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores de Matemática-
Título: dc.titleLevantamento de pesquisas brasileiras sobre o conhecimento matemático para o ensino e formação de professores.-
Título: dc.titleSurvey of brazilian research on mathematical knowledge for teaching and teacher education.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.