As plataformas digitais, a avaliação e uso do webfólio de aprendizagem : sentidos e significados pedagógicos no ensino superior.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRezende, Márcia Ambrósio Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:20:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:20:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20239-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010832-
Descrição: dc.descriptionEste artigo analisa o impacto das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na formação de professores, inspirado nas discussões do “II Seminário Nacional em Avaliação: Avaliação e Formação de Competências Digitais de Professores & Avaliação da Educação Digital”, realizado nos dias 28 e 29 de novembro de 2023, no Teatro Cesgranrio. O foco recai nas experiências de uma docente com a plataforma Moodle, que tiveram início com o projeto Veredas em 2009 e se expandiram para o Centro de Educação a Distância da UFOP a partir de 2011, abrangendo cursos de Licenciatura em Pedagogia e Especialização em Práticas Pedagógicas na modalidade a distância. Utilizando uma metodologia de investigação-memória, o estudo explora essas experiências durante um estágio pós-doutoral na Universidade de Barcelona por meio de análises detalhadas de aulas e registros acadêmicos. Os resultados destacam o surgimento de um ecossistema pedagógico virtual dinâmico, que fomenta a interconexão do conhecimento e transforma o ensino online em um espaço mais inovador e colaborativo. O estudo propõe práticas didáticas ancoradas em valores democráticos e estratégias de autoavaliação, ressaltando a importância de metodologias ativas, como portfólios reflexivos e TDIC, para enriquecer a experiência educativa, tanto em ambientes presenciais quanto a distância. Enfatiza-se também a integração de diversas plataformas educativas, respeitando os princípios de autorregulação do aprendizado.-
Descrição: dc.descriptionThis article analyzes the impact of digital information and communication technologies (DICT) on teacher education, inspired by discussions at the “II National Seminar on Assessment: Assessment and Training of Digital Teacher Competencies & Digital Education Assessment,” held on November 28th and 29th, 2023, at Teatro Cesgranrio. The focus is on the experiences of an educator with the Moodle platform, which began with the Veredas project in 2009 and expanded to the UFOP Distance Education Center from 2011, encompassing courses in Pedagogy and Specialization in Pedagogical Practices in the distance learning mode.Using a research-memory methodology, the study explores these experiences during a postdoctoral internship at the University of Barcelona through detailed analysis of classes and academic records. The results highlight the emergence of a dynamic virtual pedagogical ecosystem that promotes knowledge interconnection and transforms online education into a more innovative and collaborative space. The study proposes teaching practices anchored in democratic values and self-assessment strategies, emphasizing the importance of active methodologies such as reflective portfolios and ICT to enrich the educational experience, both in face-to-face and distance learning environments. It also emphasizes the integration of diverse educational platforms, respecting the principles of self-regulated learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPimenta Cultural-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob uma Licença Creative Commons: Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional - (CC BY-NC-ND 4.0). Fonte: PDF do livro.-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectWebfólio-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectRelação pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagem-
Título: dc.titleAs plataformas digitais, a avaliação e uso do webfólio de aprendizagem : sentidos e significados pedagógicos no ensino superior.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.