O desenvolvimento profissional docente e a expansão e estratificação do sistema educacional brasileiro.

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Autor(es): dc.creatorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.creatorSampaio, Ana Maria Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:20:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:20:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14790-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5902/1984644438443-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010821-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem por objetivo analisar a importância das políticas de valorização do desenvolvimento profissional docente frente à expansão dos sistemas educativos, que ocorre na contramão da estratificação educacional. Com base em dados oficiais e na produção da área, trata-se de um estudo teórico que discute sobre a relação entre a formação de professores e a estratificação dos sistemas educativos, numa concepção educacional pautada pelas desigualdades e pela reprodução e dominação social. A abordagem argumentativa indica que a preparação do professor é fundamental para sua atuação num contexto de desigualdades sociais, com vistas a conduzir um processo de formação/trabalho comprometido com equidade e transformação da sociedade. Conclui-se que os problemas na formação de professores (inicial e continuada) exigem políticas públicas direcionadas para uma formação docente que rompa com a tradição estabelecida e revivida nas instituições formadoras, com fins a atender aos diversos contextos sociais no Brasil. Portanto, as políticas de valorização ao desenvolvimento profissional docente, se estabelecem como parceiras na luta pela democratização de um ensino e, por conseguinte, favoráveis a uma maior mobilidade socioeducativa.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to analyze the importance of policies that value the professional development of teachers in the face of the expansion of educational systems, which occurs against educational stratification. Based on official data and the production of the area, this is a theoretical study that discusses the relationship between the training of teachers and the stratification of educational systems, in an educational conception guided by inequalities and by reproduction and social domination. The argumentative approach indicates that the preparation of the teacher is fundamental for his performance in a context of social inequalities, with a view to conducting a training / work process committed to equity and transformation of society. It is concluded that the problems in teacher education (initial and continuous) demand public policies directed towards teacher education that breaks with the established and revived tradition in the educational institutions, with the purpose of meeting the different social contexts in Brazil. Policies that value the professional development of teachers are established as partners in the struggle for the democratization of education and, therefore, are favorable to greater socio-educational mobility.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsThis work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectExpansão do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEstratificação educacional-
Título: dc.titleO desenvolvimento profissional docente e a expansão e estratificação do sistema educacional brasileiro.-
Título: dc.titleThe professional development of teacher and the expansion and stratification of the Brazilian educational system.-
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