Um terrário no aquário : o experimento e a experiência como atividade ética e estética.

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Autor(es): dc.creatorAlmeida, Sheila Alves de-
Autor(es): dc.creatorPereira, Bárbara Luiza Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:20:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:20:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18792-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u531553-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010805-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho consiste na compreensão dos sentidos atribuídos à experiência, enquanto atos éticos e estéticos de dois fragmentos de aula de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, em que se construiu um terrário. Para desenvolver a investigação, buscou-se auxílio, especialmente, nas teorias de Bakhtin, Benjamin e Larrosa. O objetivo era analisar a compreensão da experiência de construção de um terrário por uma professora e alunos. Importante nesta investigação é que a aula com o terrário se apresenta no processo dialético em que o experimento só encontra sentido no dialogismo. Nesta perspectiva, a atividade experimental não é ação isolada do sujeito que a propõe. A investigação remete à necessidade de as professoras que ensinam Ciências nos anos iniciais vivam o sabor de ensinar ciências com experimentos, vivam ex-postas à experiência de ensinar como sujeitos da experiência descrita por Larrosa.-
Descrição: dc.descriptionThis work consists of understanding the meanings attributed to experience—in this case the ethical and aesthetic actions of two science lessons from lower elementary school, in which a terrarium was built. Guidance was sought to develop the investigation, particularly with respect to the theories of Bakhtin, Benjamin and Larrosa. The intention was to analyze how a teacher and students perceived the terrarium-building experience. Importantly. in this investigation. the terrarium lesson is presented through a dialectical process, so the experiment only finds meaning in dialogism. From this perspective, the experimental activity is not an isolated action of the individual who proposes it. The investigation refers to the need for early-years science teachers to sample the flavor of teaching science through experimentation, as the subjects of experience described by Larrosa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectExperimento-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectDialogismo-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade ética e estética-
Título: dc.titleUm terrário no aquário : o experimento e a experiência como atividade ética e estética.-
Título: dc.titleA terrarium in the aquarium : experiment and experience as an ethical and aesthetic activity.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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