Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Almeida, Sheila Alves de | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Bárbara Luiza Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18792 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u531553 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010805 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho consiste na compreensão dos sentidos atribuídos à experiência, enquanto atos éticos e estéticos de dois fragmentos de aula de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, em que se construiu um terrário. Para desenvolver a investigação, buscou-se auxílio, especialmente, nas teorias de Bakhtin, Benjamin e Larrosa. O objetivo era analisar a compreensão da experiência de construção de um terrário por uma professora e alunos. Importante nesta investigação é que a aula com o terrário se apresenta no processo dialético em que o experimento só encontra sentido no dialogismo. Nesta perspectiva, a atividade experimental não é ação isolada do sujeito que a propõe. A investigação remete à necessidade de as professoras que ensinam Ciências nos anos iniciais vivam o sabor de ensinar ciências com experimentos, vivam ex-postas à experiência de ensinar como sujeitos da experiência descrita por Larrosa. | - |
Descrição: dc.description | This work consists of understanding the meanings attributed to experience—in this case the ethical and aesthetic actions of two science lessons from lower elementary school, in which a terrarium was built. Guidance was sought to develop the investigation, particularly with respect to the theories of Bakhtin, Benjamin and Larrosa. The intention was to analyze how a teacher and students perceived the terrarium-building experience. Importantly. in this investigation. the terrarium lesson is presented through a dialectical process, so the experiment only finds meaning in dialogism. From this perspective, the experimental activity is not an isolated action of the individual who proposes it. The investigation refers to the need for early-years science teachers to sample the flavor of teaching science through experimentation, as the subjects of experience described by Larrosa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade ética e estética | - |
Título: dc.title | Um terrário no aquário : o experimento e a experiência como atividade ética e estética. | - |
Título: dc.title | A terrarium in the aquarium : experiment and experience as an ethical and aesthetic activity. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: