Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Geovane Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Sidney Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Celi Aparecida Espasandin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15904 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n4p420-428 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010792 | - |
Descrição: dc.description | Compreende-se que, para que o ensino da estatística e da probabilidade cumpra sua função de instrumento modificador, a formação continuada assume um papel essencial, sobretudo quando são propostos espaços formativos que superem a lógica da racionalidade técnica. Nesse direcionamento, o presente artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva (auto)biográfica, que tem por objetivo analisar narrativas (auto)biográficas de professores que ensinam probabilidade e estatística na educação básica, tomando como suporte o software IRAMUTEQ. As narrativas que compõem o corpus de análise foram produzidas durante o primeiro módulo de um curso de formação continuada no formato EaD, gratuito, que focaliza diferentes práticas pedagógicas para o ensino da estatística. Participaram dez docentes que ensinam estatística nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Como estratégia de análise tomaram-se como base estatísticas textuais clássicas, a nuvem de palavras e a análise de similitude. As análises lexicográficas do corpus textual das narrativas evidenciaram possíveis categorias que emergiram diretamente dos dados, das quais se elegeram “Formação”, “Atuação profissional” e “Anseios e expectativas” como eixos de análise. Os resultados deste estudo possibilitam enfatizar que as narrativas, quando utilizadas em processos de formação continuada de professores que ensinam probabilidade e estatística, podem auxiliar o docente na (re)construção da identidade do educador estatístico. Além disso, permitiram refletir sobre a importância da confrontação do conhecimento estatístico com os contextos sociais, para diferenciar as práticas educativas em matemática e estatística. | - |
Descrição: dc.description | It is believed that, for the teaching of statistics and probability to fulfill its role as a modifying instrument, continuing education plays an essential part, especially when formative spaces that surpass the logic of technical rationality are proposed. In this direction, the present article is the result of a qualitative research project, from an (auto)biographical perspective, which aims to analyze (auto)biographical narratives of teachers who teach probability and statistics in elementary education, using the IRAMUTEQ software as a support. The narratives that make up the corpus of analysis were produced during the first module of a free distance learning training course (EaD), focused on different pedagogical practices for teaching statistics. This continuing education course was attended by 10 teachers who teach statistics in the final years of elementary school and in high school. As an analysis strategy, classical textual statistics, word cloud and similarity analysis were used. The lexicographic analyses of the textual corpus of the narratives showed possible categories that emerged directly from the data, from which we chose “Training”, “Professional performance” and “Wishes and expectations” as axes of analysis. Research results enabled us to emphasize that, when used in continuous education processes for teachers who teach probability and statistics, narratives can assist the teacher in the process of (re)building their identity as statistical educators. In addition, they allowed us to reflect on the importance of confronting statistical knowledge with social contexts, making it possible to differentiate educational practices in mathematics and statistics. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/167>. Acesso em: 25 abr. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atuação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisas (auto)biográficas | - |
Título: dc.title | Análise de trajetórias de professores que ensinam probabilidade e estatística com auxílio do software Iramuteq. | - |
Título: dc.title | Analysis of trajectories of teachers, teaching probability and statistics, with the aid of the Iramuteq software. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: