
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Mateus Henrique de Faria | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Valdei Lopes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16228 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://jflc.hunnu.edu.cn/info/1330/1793.htm | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.53397/hunnu.jflc.202102009 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010757 | - |
| Descrição: dc.description | In this essay we demonstrate that the present and the future are also history and must be dimensions of historiography. For that, we return to episodes from our book Alamanac of COVID-19 and some of our readings of key moments of this year in order to reflect on what we have called updatist historicity. In some moments we use the retrospective as a tool. In others we choose to maintain the anachronistic effect of certain passages in order to highlight the contingent aspect of all representation of time. We divided the text into three main parts. The first presents the most recent shifts in the hypothesis about an updatist historicity. In the second, we gathered some episodes from 2020 as a way to elucidate what we are calling updatism in its relations with politics and history, and finally we point out preliminary paths for action with counter-updatist effects. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Politics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Time | - |
| Título: dc.title | Updatism : pandemic and historicities in the never-ending 2020. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: