
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Miranda, Ana Carolina Gomes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Miranda, Ana Carolina Gomes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Maia, Cristina de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, José Emílio Zanzirolani de | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Divalnia Maria da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18291 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010741 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | O resgate dos conhecimentos etnobotânicos é uma ferramenta crucial para o mapeamento, documentação, divulgação e preservação do conhecimento tradicional relacionado ao uso das plantas, prevenindo sua eventual perda. Este estudo visou integrar o Ensino de Ciências e o conhecimento tradicional, articulando a seguinte questão de pesquisa: "Como a implementação de sequências didáticas baseadas na Etnobotânica pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem em Ciências?". O objetivo foi avaliar as consequências pedagógicas no ensino e aprendizagem de Ciências por meio da aplicação de uma Sequência Didática que integra conhecimentos tradicionais e científicos, em uma instituição de ensino pública estadual situada no distrito de Palmital dos Carvalhos, na cidade de Senhora dos Remédios, MG. A pesquisa foi conduzida em um contexto educacional, envolvendo membros da comunidade escolar, incluindo professores, estudantes e residentes locais. Informações acerca do conhecimento etnobotânico dos alunos e da comunidade foram coletadas mediante aplicação de questionários. As atividades propostas na Sequência Didática foram desenvolvidas com base nos relatos etnobotânicos coletados e adaptados conforme a série e a faixa etária dos estudantes envolvidos. As metodologias adotadas para a realização das atividades incluíram leitura, apresentação de contos etnobotânicos, aulas expositivas dialogadas, debates, trabalhos em grupo e individuais, além do contato direto com espécies vegetais tradicionalmente utilizadas pela comunidade. Os dados gerados pela aplicação da Sequência Didática foram coletados por meio de observações, gravações de áudio e vídeo, e imagens. A pesquisa do tipo qualitativa foi feita mediante análise de conteúdo. Por meio da análise qualitativa, foi possível verificar o interesse e motivação dos estudantes, o que contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem. Este resultado reforça a viabilidade de integrar o conhecimento etnobotânico ao currículo científico, valorizando os saberes populares e reconhecendo a importância das plantas na vida humana, promovendo uma educação científica mais contextualizada e significativa. | - |
| Descrição: dc.description | The recovery of ethnobotanical knowledge is a crucial tool for mapping, documenting, disseminating and preserving traditional knowledge related to the use of plants, preventing its eventual loss. This study aimed to integrate Science Teaching and traditional knowledge, articulating the following research question: "How can the implementation of teaching sequences based on Ethnobotany enhance the teaching and learning process in Science?". The objective was to evaluate the pedagogical consequences in teaching and learning Science through the application of a Didactic Sequence that integrates traditional and scientific knowledge, in a state public education institution located in the district of Palmital dos Carvalhos, in the city of Senhora dos Remédios, MG. The research was conducted in an educational context, involving members of the school community, including teachers, students and local residents. Information about the ethnobotanical knowledge of students and the community was collected through questionnaires. The activities proposed in the Didactic Sequence were developed based on ethnobotanical reports collected and adapted according to the grade and age group of the students involved. The methodologies adopted to carry out the activities included reading, presentation of ethnobotanical stories, dialogued expository classes, debates, group and individual work, in addition to direct contact with plant species traditionally used by the community. The data generated by the application of the Didactic Sequence were collected through observations, audio and video recordings, and images. Qualitative research was carried out using content analysis. Through qualitative analysis, it was possible to verify students' interest and motivation, which contributed to the teaching and learning process. This result reinforces the feasibility of integrating ethnobotanical knowledge into the scientific curriculum, valuing popular knowledge and recognizing the importance of plants in human life, promoting a more contextualized and meaningful scientific education. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
| Título: dc.title | Contribuições da etnobotânica na articulação entre conhecimento tradicional e os processos de ensino aprendizagem em ciências. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: