Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Savio Figueira | - |
Autor(es): dc.creator | Malaquias, Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16873 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35229 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010507 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho decorre de um conjunto de atividades experimentais em torno do conceito de cor e da análise interpretativa das histórias em quadrinhos referentes a essas atividades. Estas ocorreram no período de março a abril de 2021 durante a pandemia da COVID-19 numa turma do 1º ano do 1º ciclo da EB1 do Castelo na Figueira da Foz, Portugal. O presente trabalho visa a análise de práticas experimentais sobre cores indutoras da construção de histórias em quadrinhos procurando apreciar o incremento obtido em termos de literacia científica. Inicialmente os alunos participaram, via sistema remoto e durante o período de aula, de uma sessão experimental. Foram abordados três experimentos sob a temática de cores, procurando evidenciar a interação dos pigmentos e a ótica. Posteriormente, foi aplicado um questionário online para averiguar o interesse dos alunos pela aula experimental. Subsequentemente, foi realizada uma oficina de história em quadrinhos em sala de aula, de forma assíncrona. Na sequência desta oficina, os alunos tiveram um período de três semanas, durante as aulas de Arte e Estudo do Meio, para a confecção das histórias, que, quando concluídas, foram entregues para análise. Da análise da produção gráfica resultante, verificou-se, nos enredos das histórias, a apropriação de uma sequência metodológica da elaboração das práticas presentes, que traduz um resultado satisfatório por parte dos alunos. | - |
Descrição: dc.description | This work stems from scientific literacy from the creation of a comic strip referring to experimental practices. The activities took place from March to April 2021 during the COVID-19 pandemic in the 1st year class of the 1st cycle of EB1 at Castelo of Figueira da Foz, Portugal. The present work aims to analyze the scientific literacy acquired from experimental practices on colors through the construction of comic books addressing these experiences as a theme. Initially, the students participated in an experimental class a remote system through an online class during the class period. Three experiments were approached under the theme of colors. Subsequently, an online questionnaire was passed to ascertain the students' interest in the experimental class. Subsequently, a workshop on producing comics was held in the classroom asynchronously. After the workshop, the students had a period of three weeks during the art classes and study of the environment to make the stories. After the stories were completed, they were handed over for analysis. It was observed, through the graphic language, a methodological sequence of the elaboration of the practices present in the plots of the stories, which shows a satisfactory result. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas experimentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetización científica | - |
Título: dc.title | Análise de práticas experimentais para ciclo básico através da história em quadrinhos. | - |
Título: dc.title | Analysis of experimental practices for basic cycle through comic. | - |
Título: dc.title | Análisis de prácticas experimentales para ciclo básico a través de cómic. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: