Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dias, Luma de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Henor Artur de | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Adriano Pinto | - |
Autor(es): dc.creator | Caetano, Lucas Fonseca | - |
Autor(es): dc.creator | Camargos, Bruno Henrique Lourenço | - |
Autor(es): dc.creator | Tribess, Arlindo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16883 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8667538 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.20396/parc.v14i00.8667538 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010394 | - |
Descrição: dc.description | O uso da luz natural em edificações é uma importante estratégia de projeto pois minimiza o consumo de energia com iluminação elétrica e proporciona maior qualidade visual para seus usuários. Porém, essa estratégia pode resultar em ganhos térmicos excessivos e ofuscamento, causando desconforto térmico em ambientes de trabalho. No intuito de buscar uma combinação entre qualidade visual e bom desempenho termoenergético e lumínico, analisa-se nesse estudo a influência do tipo de brise-soleil e tipo de vidro, aplicados a uma edificação comercial com fachada envidraçada, localizada em regiões de clima tropical. Incluise na análise a edificação sem o uso do brise-soleil, como referência. São realizadas simulações computacionais com os programas Daysim e EnergyPlus considerandose a fachada oeste da edificação. Ao considerar o parâmetro tipo de vidro, os modelos que apresentam melhor comportamento são aqueles com vidro comum. Comparando-se os resultados entre os tipos de brises percebe-se que os modelos com brise vertical possuem valores mais elevados de taxa de radiação solar do que os modelos com brise horizontal, trazendo benefícios de maior luz natural ao ambiente. Os resultados, considerando-se as horas de conforto do usuário, indicam que o modelo de brise horizontal com vidro laminado na cor verde apresenta-se como o mais adequado, visto que possui o menor consumo de energia e mais horas de conforto. Ressalta-se, como contribuição do presente trabalho, a obtenção de modelos de brises mais adequados para projetos de brises aplicados em fachadas envidraçadas em regiões de clima tropical. | - |
Descrição: dc.description | Using daylight in buildings is an important design strategy since it minimizes energy consumption with electric lighting and provides greater visual quality for its users. However, this strategy can result in excessive thermal gains and glare, causing thermal discomfort in work environments. In order to seek a combination between visual quality and good thermal, energy and daylight performance, this study analyzes the influence of the shading device and type of glazing applied to a commercial building with a glazed facade located in regions of tropical climate. The building without using a shading device is also included in the analysis as a reference. Computer simulations are performed with Daysim and EnergyPlus software considering the building’s west facade. When considering the type of glazing parameter, the models that present the best behavior are those with common glazing. When results between the types of shading devices are compared, models with vertical shading devices have much higher values of solar radiation rate than models with horizontal shading devices, bringing benefits of higher daylight levels to the environment. Considering the number of hours in comfort conditions, the results indicate that the horizontal shading device model with laminated glazing in green color is the most suitable since it has the lowest energy consumption and more hours of comfort. As a contribution to the present work, it is noteworthy that more suitable models of shading devices are obtained for designing shading devices applied to glazed facades in tropical climate regions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brise-soleil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vidros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fachada envidraçada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iluminação natural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy efficiency | - |
Título: dc.title | Simulação termoenergética e lumínica de fachadas com brises no clima tropical. | - |
Título: dc.title | Thermal, energy and lighting simulation of facades with shading devices in the tropical climate. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: