Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Bruno Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Bruno Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Virginia de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves Júnior, Douglas Garcia | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Geraldo Lacerda de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10047 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010390 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Pretendemos mostrar com essa dissertação que o projeto de uma educação estética do homem proposta por Schiller tem como finalidade reconstruir o indivíduo e a política. Ao partir da obra de Schiller A Educação Estética do Homem Numa Série de Cartas (1990, mostraremos o diagnóstico social e político do século XVIII feito por nosso autor, o qual declarou tratar-se de um problema político cuja solução encontrava-se na arte. Pretendemos mostrar porque a arte é capaz de promover mudanças e como ela pode ser usada nesse sentido. Esclareceremos o que permite a Schiller pensar, sem contradição, a ideia de uma arte autônoma, porém, ao mesmo tempo requisitada para promover a dignidade humana e uma sociedade justa. Mostraremos ainda o desdobramento da proposta do projeto político de Schiller cujo caminho passa pela autonomia do homem através da educação estética e pela formação do estado estético. Isso implica uma relação entre moral e estética, a qual mostraremos através do texto “Sobre Graciosidade e Dignidade” (1997) e a obra Poesia Ingênua e Sentimental (1991). | - |
Descrição: dc.description | This dissertation intend to show that Schiller's project of an aesthetic education of man wishes to rebuild the individual and the politics. Following Schiller's social and political diagnosis of the eighteenth century made in his work “On the Aesthetic Education of man”, we will show that the solutions for the political problems mentioned there lay in art. We intend to explain why art is capable of promoting changes and how it can be used for that purpose. We will explain what allows Schiller to say, without incurring any contradiction, thatan autonomous art can be required to promote human dignity and a just society. We will also show that the unfolding of Schiller's political project follows the autonomy of man through the aesthetic education and the formation of an aesthetic state. That implies a relationship between morality and aesthetics, which we will see developed in the text of "On Grace and Dignity”, as well as in “On Naïve and Sentimental Poetry”. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Friedrich Schiller - 1759-1805 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência política - filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
Título: dc.title | Da autonomia da arte à autonomia moral : a dupla perspectiva da liberdade na transformação política através da educação estética de Schiller. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: