Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Simonetti, Hélio Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Valério da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira Neto, Luttgardes de | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Francisco de Assis das | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9102 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5335/ciatec.v8i2.5016 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010356 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo apresenta um procedimento numérico para a obtenção de algumas configurações dos modelos clássicos de bielas e tirantes para certas aplicações estruturais. Para isso, faz-se o uso do método dos elementos finitos com o uso de uma formulação em teoria elasto-linear plana para a geração do elemento finito. Esse procedimento de análise é acoplado com um processo de otimização topológica denominado de SESO - Smoothing Evolutionary Structural Optimization. Esse método SESO baseia-se no procedimento de diminuição progressiva da contribuição de rigidez de elementos ineficientes com menores tensões até que ele não tenha mais influência, como se este estivesse em processo de danificação. São avaliados e comparados alguns exemplos de estruturas onde já se conhece a configuração ótima obtida dos modelos clássicos de bielas e tirantes, onde se demonstra a potencialidade da presente formulação para aplicações em estruturas genéricas. | - |
Descrição: dc.description | The present paper presents a numerical procedure for finding the optimal configuration of some strut and tie models to classical reinforced concrete structures. The Finite Element Method is formulated in plane stress state which is considered for the analysis in conjunction with a heuristic topological method called SESO - Smoothing Evolutionary Structural Optimization. The method SESO is based on the procedure of gradual reduction of stiffness contribution of the inefficient elements at lower stress until it no longer has influence, as if it were in the damage process. Optimal topologies of strut and tie models are presented in several instances with good settings which indicates good potentiality in using this procedure for generic application in reinforced concrete structure. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico CIATEC-UPF estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: CIATEC-UPF <http://seer.upf.br/index.php/ciatec/about/submissions>. Acesso em: 18 fev. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Topology Optimization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reinforced concrete structure | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finite element method | - |
Título: dc.title | Optimal strut-and-tie models using smooth evolutionary structural optimization. | - |
Título: dc.title | Modelos ótimos de belas e tirantes usando otmização estrutural evolucionária. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: