Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Thais Mara Anastácio | - |
Autor(es): dc.creator | Mozzer, Nilmara Braga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17865 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010317 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, investigamos como os conhecimentos de duas futuras professoras de Química sobre analogias e seu uso no ensino foram influenciados pelo processo formativo vivenciado em um curso de Licenciatura em Química. O processo formativo como etapas principais: discussões teóricas sobre perspectivas de ensino e aprendizagem, modelos e analogias no ensino de Ciências; planejamento, regência e reflexão em dois contextos de ensino e; vivência do processo de modelagem analógica. Analisamos os planejamentos, as aulas ministradas e as entrevistas realizadas com as duas futuras professoras. Elas evidenciaram avanços em suas concepções sobre analogias ao considerar as diferentes funções que as analogias podem assumir na construção de conhecimentos curriculares de Ciências; e em seus conhecimentos sobre o uso de analogias no ensino, ao considerar que os estudantes deveriam participar de todo o processo de discussão de uma analogia. Esses avanços foram influenciados pelas diferentes etapas de um processo formativo sustentado pela reflexão e pela articulação teoria-prática. Isso ressalta a importância de que professores de Ciências em formação vivenciem situações práticas e reflitam, com base em saberes teóricos consolidados, sobre como utilizar analogias de forma apropriada no ensino. | - |
Descrição: dc.description | In this paper we investigate how the knowledge of two preservice teachers of Chemistry about analogies and about the use of analogies in teaching were influenced by the formative process experienced in a course of Chemistry teacher education. The formative process had as main stages: theoretical discussions about teaching and learning perspectives, models and analogies in science teaching; planning, conducting and reflecting in different teaching contexts and; experience of the analog modelling process. We analyzed the plans, classes taught and interviews with the two pre-service teachers. They showed advances in their conceptions of analogies, considering the different functions that analogies may take in the construction of science curriculum knowledge; and in their knowledge about the use of analogies in teaching, considering that students should participate in the whole process of discussing an analogy. These advances were influenced by different stages of a training process supported by reflection and theory-practice articulation. This underscores the importance for science teachers in training to experience practical situations and reflect, based on consolidated theoretical knowledge, about how to use analogies appropriately in teaching. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias <http://reec.uvigo.es/>. Acesso em: 06 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analogias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | Os conhecimentos de futuras professoras de química sobre o uso de analogias no ensino: influências de um processo formativo. | - |
Título: dc.title | The knowledge of future teachers of chemistry about the use of analogies in education : influences of a formative process. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: