“Eu não tenho cara de estudante de medicina” : trajetória de um estudante e os guichês discriminantes na universidade pública.

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Autor(es): dc.creatorFernandes, Natália Rigueira-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Breynner Ricardo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:19:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:19:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16967-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.16111-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010311-
Descrição: dc.descriptionO artigo analisa a trajetória de um estudante de camada popular, as interações com guichês discriminantes em uma universidade pública mineira e suas percepções sobre seu cotidiano como estudante-alvo de políticas sociais. A partir de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma entrevista-narrativa, contemplando quatro dimensões: (1) sua trajetória familiar e escolar antes do ingresso na universidade; (2) estratégias e percepções sobre políticas de inclusão social que contribuíram para seu ingresso na universidade; (3) sua experiência como estudante de Medicina e as interações com os pares; (4) sua interação com os setores na universidade, nos seus guichês. Os resultados indicam mudança no perfil socioeconômico nas universidades públicas a partir do governo Lula e o ingresso dos “estudantes improváveis”, por meio da Lei de Cotas e outras políticas destinadas às famílias. Revelam, também, guichês discriminantes e estigmas que se processam, a partir da reprodução de desigualdades no processo de implementação de políticas.-
Descrição: dc.descriptionEl artículo analiza la trayectoria de un estudiante de baja renta, las interacciones con contadores discriminatorios en una universidad pública de Minas Gerais y sus percepciones sobre su cotidiano como estudiante objetivo de las políticas sociales. A partir de un enfoque cualitativo, se realizó una entrevista narrativa, abarcando cuatro dimensiones: (1) su trayectoria familiar y escolar antes de ingresar a la universidad; (2) estrategias y percepciones sobre las políticas de inclusión social que contribuyeron a su ingreso a la universidad; (3) su experiencia como estudiante de medicina e interacciones con sus compañeros; (4) su interacción con los sectores de la universidad, en sus mostradores. Los resultados indican un cambio en el perfil socioeconómico de las universidades públicas desde el gobierno de Lula y la entrada de “estudiantes improbables”, a través de la Ley de Cuotas y otras políticas dirigidas a las familias. También revelan ventanas discriminatorias y estigmas que se procesan a partir de la reproducción de desigualdades en el proceso de implementación de políticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectImplementação de políticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectTrajetórias escolares-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade e oportunidades educacionais-
Título: dc.title“Eu não tenho cara de estudante de medicina” : trajetória de um estudante e os guichês discriminantes na universidade pública.-
Título: dc.title“No pareceré un estudiante de medicina” : trayectoria de un estudiante y los guiches discriminantes en la universidad pública.-
Título: dc.title“I don't look like a medical student” : trajectory of a student and the discriminating guiches at the public university.-
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