Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Natália Rigueira | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Breynner Ricardo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16967 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.16111 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010311 | - |
Descrição: dc.description | O artigo analisa a trajetória de um estudante de camada popular, as interações com guichês discriminantes em uma universidade pública mineira e suas percepções sobre seu cotidiano como estudante-alvo de políticas sociais. A partir de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma entrevista-narrativa, contemplando quatro dimensões: (1) sua trajetória familiar e escolar antes do ingresso na universidade; (2) estratégias e percepções sobre políticas de inclusão social que contribuíram para seu ingresso na universidade; (3) sua experiência como estudante de Medicina e as interações com os pares; (4) sua interação com os setores na universidade, nos seus guichês. Os resultados indicam mudança no perfil socioeconômico nas universidades públicas a partir do governo Lula e o ingresso dos “estudantes improváveis”, por meio da Lei de Cotas e outras políticas destinadas às famílias. Revelam, também, guichês discriminantes e estigmas que se processam, a partir da reprodução de desigualdades no processo de implementação de políticas. | - |
Descrição: dc.description | El artículo analiza la trayectoria de un estudiante de baja renta, las interacciones con contadores discriminatorios en una universidad pública de Minas Gerais y sus percepciones sobre su cotidiano como estudiante objetivo de las políticas sociales. A partir de un enfoque cualitativo, se realizó una entrevista narrativa, abarcando cuatro dimensiones: (1) su trayectoria familiar y escolar antes de ingresar a la universidad; (2) estrategias y percepciones sobre las políticas de inclusión social que contribuyeron a su ingreso a la universidad; (3) su experiencia como estudiante de medicina e interacciones con sus compañeros; (4) su interacción con los sectores de la universidad, en sus mostradores. Los resultados indican un cambio en el perfil socioeconómico de las universidades públicas desde el gobierno de Lula y la entrada de “estudiantes improbables”, a través de la Ley de Cuotas y otras políticas dirigidas a las familias. También revelan ventanas discriminatorias y estigmas que se procesan a partir de la reproducción de desigualdades en el proceso de implementación de políticas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implementação de políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trajetórias escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade e oportunidades educacionais | - |
Título: dc.title | “Eu não tenho cara de estudante de medicina” : trajetória de um estudante e os guichês discriminantes na universidade pública. | - |
Título: dc.title | “No pareceré un estudiante de medicina” : trayectoria de un estudiante y los guiches discriminantes en la universidad pública. | - |
Título: dc.title | “I don't look like a medical student” : trajectory of a student and the discriminating guiches at the public university. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: