
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Franco, Marco Antônio Melo | - |
| Autor(es): dc.creator | Guerra, Leonor Bezerra | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6929 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14916 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010307 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo teve por objetivo investigar e analisar a interlocução entre os saberes de profissionais da reabilitação e de educadores na construção e elaboração de estratégias pedagógicas no ensino da criança com paralisia cerebral. A abordagem metodológica foi qualitativa com um modelo de investigação do tipo estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com uma professora do ensino fundamental I, no início e final do ano letivo e encontros bimestrais entre profissionais da saúde (reabilitação) e educação (professora). Foram ainda utilizados os dados registrados nos prontuários da criança atendida pela Rede Sarah de Hospitais. Os dados foram analisados considerando: os conhecimentos e práticas pedagógicas da professora no início e final do ano letivo sobre inclusão e paralisia cerebral, os resultados do processo de interlocução entre os campos da saúde e da educação, e a prática pedagógica da professora. Como resultados identificamos as mudanças conceituais da professora em relação ao processo de inclusão e sobre a paralisia cerebral. Identificamos alterações na prática pedagógica e a construção de novas estratégias a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo das interlocuções. | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this study was to investigate and analyze the dialogue between rehabilitation professionals and educators in the construction and development of pedagogical strategies in the child with cerebral palsy’s education. This is a case study with qualitative methodological approach. Semi-structured interviews were conducted with a teacher of elementary school at the beginning and end of the school year and were held bimonthly meetings between health professionals (rehabilitation) and education (teacher). Were also used data from medical records regarding the child’s attendance at Sarah Network of Hospitals. The data were analyzed considering: the knowledge and pedagogical practices of the teacher on inclusion and cerebral palsy; the results of the dialogue process between the health and education fields, and the teacher’s pedagogical practice. The results identified the conceptual changes of the teacher on the process of inclusion and of cerebral palsy. Changes were identified in the pedagogical practice and the construction of new strategies based on the knowledge acquired during the dialogues. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Revista Educação Especial permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Revista Educação Especial <https://diadorim.ibict.br/handle/1/205>. Acesso em: 21 fev. 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paralisia cerebral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practices | - |
| Título: dc.title | O ensino e a aprendizagem da criança com paralisia cerebral : ações pedagógicas possíveis no processo de alfabetização. | - |
| Título: dc.title | Teaching and learning of children with cerebral palsy : possible pedagogical actions in the literacy process. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: